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O USO DE STOP MOTION COMO MEIO DE APRENDIZADO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS EM SALA DE AULA

Na Educação básica brasileira é necessário o ensino de temáticas como que levem os estudantes a questionar e entender as condições ambientais e os recursos naturais necessários para o desenvolvimento dos organismos; e além disso, incluir a Educação Ambiental Crítica na reflexão dos estudantes. Desse modo, a disciplina de Biologia de Populações oferecida no 4º período para o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Lavras/ MG, buscou elaborar metodologias diferenciadas para trabalhar conceitos ecológicos. Nesse sentido, este trabalho busca relatar e analisar uma experiência vivida. Para cativar estudantes de 7º e 8º ano de uma escola estadual, trabalhamos com uma produção própria de três pequenos vídeos em estilo Stop Motion, em que cada animação é referente a um conceito ecológico. Depois de apresentado e discutido a ferramenta, solicitamos desenhos que foram objeto de avaliação da prática. Para isso atribuímos uma análise com os temas encontrados nos desenhos e construímos uma nuvem de palavras, em que as grandes questões se referem a formas de poluição, ações humanas destrutivas e a necessidade de preservação de recursos. Com imenso desenvolvimento capitalista é cada vez mais necessário que possamos discutir problemas socioambientais em sala de aula e dessa forma organizar ações coletivas que possam reestruturar nosso equilíbrio sócio ambiental e ecológico.

O USO DE STOP MOTION COMO MEIO DE APRENDIZADO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS EM SALA DE AULA

DOI: 10.22533/at.ed.3342005115

Palavras chave: Condições ambientais. Recursos naturais. Educação Ambiental Crítica. Stop motion.

Keywords: Environmental conditions. Natural resources. Critical environmental education. Stop motion.

Abstract:

Considering basic education in Brazil, it is necessary to teach subjects such as environmental conditions and natural resources and the interplay with Critical Environmental Education regarding improving critical reflections to the students. Population Biology class, offered to the 4rd period for the Biological Sciences Course at the Federal University of Lavras / MG, developed different methodologies to work with ecological concepts. This work seeks to report and analyze a empirical experience. To captivate students in 7rd and 8rd fundamental grade of state school, we produced three Stop Motion style videos. Each animation is related to an ecological concept. After stop-motion videos presentation, students and teachers discussed issues about it and requested drawings from them to evaluate the practice. For that, we attribute an analysis with the themes found in the drawings and build a word cloud, in which the big questions refer to forms of pollution, destructive human actions and the need to preserve resources. With the overwhelming capitalist development, it is increasingly necessary discussing socio-environmental problems in the classroom and thus organize collective actions that may consider restructure our socio-environmental structure and the ecological balance.

Autores

  • Clara Sena Mata Oliveira
  • Júlia Angeli da Silva
  • Gustavo Henrique Pereira Lima
  • João Gabriel Alvarenga Franca
  • Lucas Del Bianco Faria