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capa do ebook A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

O presente texto faz parte das discussões desenvolvidas no contexto da pesquisa intitulada “A Educação a Distância como política pública de acesso ao ensino superior”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, do Campus Universitário de Cametá/ UFPA e apresentou como objetivo analisar a Educação à Distância no atual contexto capitalista, problematizando em que medida a EaD pode ser compreendida como uma estratégia para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, bem como refletir sobre seus fundamentos a fim de identificar se está alinhada à estratégia para a consolidação do projeto neoliberal em detrimento da formação para a classe trabalhadora. Segue-se situando a EAD no contexto das políticas públicas educacionais no Brasil, principalmente a partir dos anos 90, com recorte para as ações das Universidades Aberta do Brasil e suas políticas de implementação dos polos de apoio ao ensino à distância. A pesquisa deu-se a partir de uma revisão da literatura e análise documental tendo como referência documentos oficiais, principalmente a LDB/9394/96. A análise toma como referência o enfoque crítico dialético por entendermos que se faz necessário confrontar informações acerca da forma como o processo de formação do professor/tutor vem sendo implementado na EAD. Como resultado inicial destacamos que a Educação a Distância cresceu de forma acentuada em nosso país se consideramos o aumento de mais de 500% em matrículas nesta modalidade de ensino a partir da década de 90. Com a criação dos Polos de Apoio Presencial a Universidade Aberta do Brasil dissemina cursos a nível de graduação sem a princípio dar garantia da qualidade do ensino, reforçando assim as políticas de cunho neoliberal de expansão e não de inclusão. Aos trabalhadores resta uma formação aligeirada, sob o disfarce da democratização, massificando dessa forma, o ensino superior.

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A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

  • DOI: 10.22533/at.ed.9902024111

  • Palavras-chave: Educação à distância. Políticas Públicas Educacionais. Ensino Superior

  • Keywords: Distance education. Educational Public Policies. University education.

  • Abstract:

    This text is part of the discussions developed in the context of the research entitled “Distance Education as a public policy for access to higher education”, linked to the Postgraduate Program in Education and Culture, from the Federal University of Pará, from the University Campus of Cametá / UFPA and presented the objective of analyzing Distance Education in the current capitalist context, questioning the extent to which EaD can be understood as a strategy to democratize access to higher education in Brazil, as well as reflecting on its foundations in order to identify whether it is aligned with the strategy for the consolidation of the neoliberal project to the detriment of training for the working class. It continues to place EAD in the context of public educational policies in Brazil, mainly from the 90s onwards, with a focus on the actions of Open Universities in Brazil and their policies for implementing poles to support distance learning. The research took place from a literature review and document analysis using official documents as a reference, mainly LDB / 9394/96. The analysis takes as a reference the critical dialectical approach because we understand that it is necessary to confront information about the way the teacher / tutor formation process has been implemented in distance education. As an initial result, we highlight that Distance Education has grown markedly in our country if we consider the increase of more than 500% in enrollments in this teaching modality since the 90's. With the creation of the On-campus Support Poles, Brazil disseminates courses at undergraduate level without initially guaranteeing the quality of teaching, thus reinforcing neoliberal policies of expansion and not of inclusion. Workers are left with a light training, under the guise of democratization, thus massifying higher education.

  • Número de páginas: 12

  • GILMAR PEREIRA DA SILVA
  • GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ
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