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capa do ebook A REPRESENTATIVIDADE DO GÊNERO TEXTUAL CAUSO GAUCHESCO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD

A REPRESENTATIVIDADE DO GÊNERO TEXTUAL CAUSO GAUCHESCO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD

Este trabalho é um desdobramento do TCC intitulado O gaudério conta histórias: o causo de Silva Rillo e Simões Lopes Neto, desenvolvido no curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório. A pesquisa concentrou-se em um gênero literário popular no Estado do Rio Grande do Sul: o causo gauchesco. Por conta do caráter identitário e da popularidade que o gênero literário em questão carrega, percebe-se os benefícios de desenvolver práticas de leitura com causos. Além disso, há outros motivos que embasam o estudo do causo num contexto de sala de aula, como, por exemplo, a importância cultural de explorar a produção literária de autores que façam parte do contexto geográfico em que o aluno está inserido. Diante disso, uma pesquisa bibliográfica se fez necessária com o objetivo de analisar como e com que frequência o gênero causo, em especial o gauchesco, e os autores do RS, especialmente João Simões Lopes Neto e Apparício Silva Rillo, são abordados em livros didáticos do ensino médio. Foram pesquisadas quatro coleções do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do triênio 2018-20. As coleções analisadas foram: Ser Protagonista (BARRETO, 2016), Novas Palavras (AMARAL, 2016), Linguagem e Interação (FARACO, 2016) e Contexto, Interlocução e Sentido (ABAURRE; ABAURRE, 2016). Os resultados apontam baixa representatividade de autores gaúchos em livros didáticos, ao passo que o gênero causo não é trabalhado em nenhuma das coleções. É fato conhecido que o livro didático é um material importante para construir relações de ensino-aprendizagem, funcionando como um guia de conteúdos e de seleção de leituras para muitas instituições de ensino. Então, é fundamental que docentes façam tal diagnóstico e complementem os conteúdos do livro com textos e autores que promovam discussões sobre cultura gaúcha, sendo o causo um gênero que possibilitaria essa contextualização literária, identitária e cultural.

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A REPRESENTATIVIDADE DO GÊNERO TEXTUAL CAUSO GAUCHESCO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD

  • DOI: 10.22533/at.ed.4982006103

  • Palavras-chave: Causo gauchesco; Conto, Literatura Gaúcha, Livro didático.

  • Keywords: Causo gauchesco; Short story, Gaucho Literature, Textbook.

  • Abstract:

    This study derived from the bachelor’s thesis entitled O gaudério conta histórias: o causo de Silva Rillo e Simões Lopes Neto, developed at the language teacher education program at IFRS - Campus Osório. The research focuses on a popular literary genre in the State of Rio Grande do Sul: the causo gauchesco. Due to the identity character and the popularity that this literary genre has, we can see the benefits of developing reading practices with these narratives. In addition, there are other reasons that support the study of causos in a classroom context, such as the cultural importance of exploring the literary production of authors who come from the geographical context in which the student is inserted. In view of this, a bibliographical research was carried out to analyze how and how often the genre causo, especially the gauchesco, and the authors of RS, especially João Simões Lopes Neto and Apparício Silva Rillo, are mentioned in high school textbooks. Four collections of the 2018-20 Brazilian Textbook Program (PNLD) were analyzed. The collections were: Ser Protagonista (BARRETO, 2016), Novas Palavras (AMARAL, 2016), Linguagem e Interação (FARACO, 2016) and Contexto, Interlocução e Sentido (ABAURRE; ABAURRE, 2016). The results reveal low representativeness of gaucho authors in textbooks, while the genre causo is not addressed in any of the collections. Textbooks are an important resource to build teaching-learning relationships, functioning as a guide for content and selection of readings in many educational institutions. Therefore, it is essential that teachers make such a diagnosis and supplement the contents of the textbook with texts and authors that promote discussions about Rio Grande do Sul culture, and in this sense causos gauchescos can promote this literary, identity and cultural contextualization.

  • Número de páginas: 9

  • Mateus da Rosa Pereira
  • Silvio Luis Sobral de Oliveira
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