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capa do ebook O jogo como uma estratégia didática para o ensino da evolução vegetal

O jogo como uma estratégia didática para o ensino da evolução vegetal

O processo de ensino-aprendizagem pode ser inovador quando é constituído por um currículo que ao ser abordado de forma flexiva, contextualizada na realidade do aluno e dinâmica, alcança uma aprendizagem colaborativa, assim, caracterizando-se como uma metodologia ativa, a qual propõe a mobilização e integração do discente durante todo o percurso de sua aprendizagem. Com isso, os aspectos constituintes das metodologias ativas embasam os jogos didáticos como uma estratégia de ensino ativa que funciona como instrumento facilitador para a aprendizagem, tanto através de atividades nas salas de aula, quanto em atividades extraclasse por possibilitarem a aproximação do objeto de estudo com o aluno. Isso influencia na significação do conteúdo, pois ao tratá-la com ludicidade o alcance do processo de ensino-aprendizagem será positivo. A pesquisa objetivou analisar a eficácia do jogo didático “Detetive – Evolução Vegetal” no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 7° ano A da Escola Municipal Dr. Augusto Meira, observando a influência da estratégia didática adotada para a compreensão da evolução das plantas através dos seus grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Os dados apresentados foram extraídos de uma turma experimental (7º ano A) e da turma controle (7º ano B), na qual o conteúdo foi explorado por aulas expositivas. Conforme, a abordagem problema adotada, os resultados foram obtidos pelo método estatístico McNemar, que mensurou a significância de mudanças das respostas dos discentes. Logo, foi perceptível a influência que o jogo “Detetive – Evolução Vegetal” exerceu nos alunos do 7º ano A ao abordar o conteúdo da evolução das plantas, pois se constatou o alcance das médias de aumento de acertos por questão de 8,87 na turma experimental, sendo quase 3 vezes maiores (2,83) que na turma controle, onde a média de aumento de acertos por questões foi 3,13. Nesse sentido, a estratégia de ensino aplicada nesta pesquisa evidenciou resultados positivos para o aprendizado dos alunos do 7º ano A se mostrando como um recurso didático significativo para a compreensão do processo evolutivo das plantas. 

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O jogo como uma estratégia didática para o ensino da evolução vegetal

  • DOI: 10.22533/at.ed.51820051117

  • Palavras-chave: Aprendizagem, Botânica, Estratégia Didática, Jogo, Ludicidade

  • Keywords: Learning, Botany, Didactic Strategy, Game, Playfulness.

  • Abstract:

    The teaching-learning process can be innovative when it is constituted by a curriculum that, when approached in a flexible way, contextualized in the student's reality and dynamics, reaches a collaborative learning, thus characterizing itself as an active methodology, which proposes the mobilization and integration of the student throughout the course of their learning. Thus, the constituent aspects of active methodologies are based on didactic games as an active teaching strategy that works as a facilitating instrument for learning, both through classroom activities and extra class activities, because it allows the study object to be approached with the student. This influences the significance of the content, because in treating it with playfulness the reach of the teaching-learning process will be positive. The research aimed to analyze the effectiveness of the didactic game "Detective - Plant Evolution" in the teaching-learning process of the students of the 7th year A of the Municipal School Dr. Augusto Meira, observing the influence of the didactic strategy adopted for the comprehension of the evolution of plants through their groups: bryophytes, pteridophytes, gymnosperms and angiosperms. These data were extracted from an experimental group (7th grade A) and from the control group (7th grade B), in which the content was explored by expository lessons. According to the adopted problem approach, the results were obtained by the Mc Nemar statistical method, which measured the significance of changes in student responses. Therefore, it is evident the influence that the game "Detective - Plant Evolution" exerted on the students of the 7th year A when they were studying the evolution of plants, since it was verified the reach of raise hit rates by question of 8,87 in the experimental group.  This is almost 3 times greater (2.83) than in the control group, where the raise hit rates by questions was 3,13. In this sense, the teaching strategy applied in this research showed positive results for the 7th grade students, showing itself as a significant didactic resource for the understanding of the evolutionary process of plants.

  • Número de páginas: 25

  • Airton Araújo de Souza Júnior
  • Carmem Maria da Rocha Fernandes
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