Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Desenvolvimento de Módulos das Estações Móveis para Aplicação ao Sistema Telemétrico RailBee

Desenvolvimento de Módulos das Estações Móveis para Aplicação ao Sistema Telemétrico RailBee

A evolução da urbanização trouxe consigo a modernidade nos transportes públicos. No cotidiano de uma metrópole, como a Região Metropolitana do Recife, a todo instante pessoas estão se locomovendo de um ponto a outro por meios desses transportes. Um deles é o Sistema Metroferroviário do Recife operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Recife (CBTU - Recife). O RailBee® é um Sistema Telemétrico de Monitoramento e Automação de Redes Rodoferroviárias que utiliza a transmissão de sinais via radiofrequência, de acordo com o protocolo de comunicação padrão internacional ZigBee, sendo composto por: um dispositivo eletrônico constituído por um dispositivo final com transdutores de sinais elétricos e sensores, um dispositivo roteador que atua como transceptor de dados, um dispositivo coordenador que recebe todos os dados adquiridos e atua como um gateway e um dispositivo central que armazena todos os dados adquiridos. Trata-se de um sistema com tecnologia modular, de baixo custo, autônoma e segura de caráter inovador. Com foco no Desenvolvimento de Módulos das Estações Móveis para Aplicação no Sistema Telemétrico RailBee® este trabalho visa inserir duas novas tecnologias ao Sistema RailBee®, o módulo acelerômetro e o módulo GPS (Global Positioning System), são capazes de indicar a posição do trem na via rodoferroviária, ao sistema já existente. Para desenvolver esses objetivos, foram realizados estudos sobre as tecnologias Arduino, módulos acelerômetro e GPS, protocolos de comunicação ZigBee, sistemas embarcados e transdutores de sinais elétricos; ao qual foram integradas a um módulo das Estações Móveis. Deste modo, o módulo das estações móveis poderá enviar informações do trem na via permanente; auxiliando na tomada de medidas preventivas, preditivas e corretivas.

Ler mais

Desenvolvimento de Módulos das Estações Móveis para Aplicação ao Sistema Telemétrico RailBee

  • DOI: 10.22533/at.ed.6032006105

  • Palavras-chave: acelerômetro, GPS, telemetria, RailBee®, ZigBee

  • Keywords: accelerometer, GPS, telemetry, RailBee®, ZigBee

  • Abstract:

    The evolution of urbanization brought modernity onto public transportation. In the daily life of a metropolis, such as the Metropolitan Area of Recife, people are constantly on the move from a point to another, which mostly happens through public transportation. One of these means of transportation is the Recife’s Railroad System operated by the Brazilian Company of Urban Trains – Recife (CBTU – Recife). RailBee® is a Telemetric Monitoring and Automation System of Railway Networks that uses radio frequency signal transmission, and is in accordance with the ZigBee protocol of communication as well as the international standard IEEE 802.15.4. The system consists of an electronic device composed with electrical signal transducers and sensors operating as an end device; a router device that acts as a data transceiver and a coordinator device that receives all acquired data, but also acts as a gateway to a central device that stocks all acquired data. It is an innovative low-cost system with a modular technology, that is also autonomous and safe. Focusing on the Development of Mobile Stations for the application on The Telemetric RailBee® System, this work aims to add two new technologies to the RailBee® System: the accelerometer module, and the GPS module. The latter is capable of communicating the position of the train on the railroad track to the existing system. To develop these objectives, studies were conducted on the Arduino technology, ZigBee technology, accelerometer modules, GPS modules, communications protocols for embedded systems, and electric signal transducers, which have been integrated to the Mobile Station module. Thus, the Mobile Station module will be able to send train information and to assist in taking preventive, predictive and corrective measures.

  • Número de páginas: 15

  • Rômulo César Carvalho de Araújo
  • Steffano Xavier Pereira
Fale conosco Whatsapp