Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A PROFISSÃO DOCENTE: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA. UMA PESQUISA EM OURO PRETO DO OESTE (RO)

A PROFISSÃO DOCENTE: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA. UMA PESQUISA EM OURO PRETO DO OESTE (RO)

Desde os anos 1970, passando pela criação do município de Ouro Preto do Oeste em 1981, culminando no ano de 2015, quando formou-se a primeira turma de Licenciados em Pedagogia na cidade, sendo esse o recorte temporal do presente texto. Elaborado metodologicamente a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e também memória oral e com a realização de 55 entrevistas com antigos professores, foi possível obter como resultado dados importantes como recurso na reconstrução da história desses professores. Trata-se de uma pesquisa sócio histórica, documental de formação de professores, na perspectiva de Nóvoa (1991). O projeto se propôs à construção de uma Linha Histórica das Escolas do município, levantamento dos nomes dos professores e um vídeo sobre a História da Educação local. O referencial teórico e metodológico é a História e a Memória da Formação de Professores.

Ler mais

A PROFISSÃO DOCENTE: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA. UMA PESQUISA EM OURO PRETO DO OESTE (RO)

  • DOI: 10.22533/at.ed.99020241115

  • Palavras-chave: Formação de Professores; História e Memória; Ouro Preto do Oeste/RO.

  • Keywords: Teacher Training; History and Memory; Ouro Preto do Oeste/RO.

  • Abstract:

    The period documented in this text begins in the 1970s, going through the creation of the town of Ouro Preto do Oeste in 1981, and culminating in the year of 2015, when the first class of pedagogy licentiates graduated in town. Methodologically elaborated from bibliographic research, documentary research, oral memory and by conducting surveys with 55 former teachers, it was possible to obtain important data as resource for reconstructing the history of these teachers. It is a sociohistorical documentary research about teacher training, from the perspective of Nóvoa (1991). The project proposed the construction of a historical timeline for the schools in town, a survey of teachers' names, and a video on the history of local education. The theoretical and methodological reference is the history and memory of teacher training.

  • Número de páginas: 15

  • Ivone Goulart Lopes
  • Jussara Santos Pimenta
  • Verônica dos Santos Quintana Aquado Peres
Fale conosco Whatsapp