Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AVALIAÇÃO E USABILIDADE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CRIADO PARA A OLIMPÍADA PARINTINENSE DE MATEMÁTICA – OPM

AVALIAÇÃO E USABILIDADE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CRIADO PARA A OLIMPÍADA PARINTINENSE DE MATEMÁTICA – OPM

A presente pesquisa tem como principal objetivo avaliar um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) criado para a Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM), verificando sua estrutura e inserções pedagógicas/midiáticas e se o mesmo possui a usabilidade necessária para o preparatório da OPM, dando aos estudantes a base matemática para a 2ª fase da competição e uma aprendizagem mais significativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, onde adotamos uma abordagem mista. Na parte quantitativa tivemos a análise realizada pela pesquisadora por meio de um modelo padrão de avaliação de softwares educacionais (EDUCAUSE), e um questionário avaliativo fechado o qual foi respondido durante o uso do objeto por 15 acadêmicos do 7º período do curso de licenciatura em matemática. A abordagem qualitativa contou com a observação participante, feita pela pesquisadora durante o uso do objeto pelos acadêmicos, e com uma entrevista semiestruturada, realizada com 5 dos 15 acadêmicos que usaram o objeto de aprendizagem, com o objetivo de coletar as opiniões dos mesmo em relação ao ODA. A análise final dos dados ocorreu através da técnica de triangulação, onde fizemos as relações necessárias entre os dados coletados a fim de obter os resultados desta pesquisa, validando ou não o ODA, dentro das perspectivas pedagógicas a que se propôs e dentro dos aspectos de usabilidade e funcionamento.

Ler mais

AVALIAÇÃO E USABILIDADE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CRIADO PARA A OLIMPÍADA PARINTINENSE DE MATEMÁTICA – OPM

  • DOI: 10.22533/at.ed.99020241116

  • Palavras-chave: Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM). Aprendizagem Matemática. Avaliação de Software.

  • Keywords: Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM). Mathematical Learning. Software Evaluation.

  • Abstract:

    This research has as main objective to evaluate a Digital Learning Object (DLO) created for the Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM), checking its structure and pedagogical / media insertions, if it has the necessary usability for the preparation of the OPM, giving students the mathematical basis for the 2nd phase of the competition and more meaningful learning. It is a case study research, where we adopted a mixed approach. In the quantitative part, we had the analysis carried out by the researcher through a standard model of educational software evaluation (EDUCAUSE), and a closed evaluative questionnaire which was answered during the use of the object by 15 academics from the 7th period of the mathematics degree course. The qualitative approach relied on participant observation, made by the researcher during the use of the object by academics, and with a semi-structured interview, conducted with 5 of the 15 academics who used the learning object, with the aim of collecting their opinions regarding the ODA. The final analysis of the data took place using the triangulation technique, where we made the necessary relationships between the data collected in order to obtain the results of this research, validating or not the ODA, within the pedagogical perspectives proposed and within the aspects of usability and functioning.

  • Número de páginas: 16

  • MANOEL FERNANDES BRAZ RENDEIRO
  • ALINE SANTARÉM RAMOS
Fale conosco Whatsapp