Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS CLUBE DO IMPERADOR E O TRIUNFO

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS CLUBE DO IMPERADOR E O TRIUNFO

Esta pesquisa tem como fundamento teórico a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2009) e do aspecto identitário apresentado por (Hall, 2006). O objetivo geral é apontar por meio das obras cinematográficas “Clube do Imperador” (2002) e “O Triunfo” (2006) o papel do professor na sala de aula. Como objetivos específicos observa-se como se realiza a (re) construção da identidade do professor presente nas obras; investigar a figura do professor na perspectiva histórica e atual da sociedade contemporânea e elaborar hipóteses de interpretação respaldadas nas teorias em que a pesquisa está ancorada. No tocante ao aspecto teórico – metodológico trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo e de cunho interpretativo, bibliográfica centrada nos autores anteriormente mencionados e documentais das tramas cinematográficas supracitadas. Pode-se ratificar a importância de trabalhar o cinema em sala de aula, assim como discutir a representação social do professor na sociedade, pois o cinema, muitas vezes, é espelho desta. Além de demonstrar o processo de (re) construção da identidade dos mestres.

Ler mais

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS CLUBE DO IMPERADOR E O TRIUNFO

  • DOI: 10.22533/at.ed.53520021014

  • Palavras-chave: Professor; Cinema; Identidade; Representações Sociais

  • Keywords: Teacher; Movie theater; Identity; Social Representations.

  • Abstract:

    This research has as theoretical basis the Theory of Social Representations (Moscovici, 2009) and the identity aspect presented by (Hall, 2006). The general objective is to point out through the cinematographic works “Clube do Imperador” (2002) and “O Triunfo” (2006) the role of the teacher in the classroom. As specific objectives, it is observed how the (re) construction of the identity of the teacher present in the works takes place; to investigate the figure of the teacher in the historical and current perspective of contemporary society and to elaborate hypotheses of interpretation based on the theories in which the research is anchored. Regarding the theoretical - methodological aspect, this is a research with a qualitative focus and an interpretative nature, bibliographic centered on the authors previously mentioned and documentary of the aforementioned cinematic plots. One can ratify the importance of working with cinema in the classroom, as well as discussing the social representation of the teacher in society, as cinema is often a mirror of it. In addition to demonstrating the process of (re) building the masters' identity.

  • Número de páginas: 14

  • Jaciara Stresser dos Santos
  • Claudia Maris Tullio
Fale conosco Whatsapp