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capa do ebook ESTADO NUTRICIONAL E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL  JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS POR UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

ESTADO NUTRICIONAL E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS POR UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

Este trabalho teve como objetivos

avaliar o estado nutricional e desenvolver ações

de educação alimentar e nutricional (EAN) junto

a crianças e adolescentes atendidos por uma

organização não governamental na cidade de

São Paulo, por meio de atividades lúdicas, com

foco na promoção da alimentação saudável.

Trata-se de um estudo descritivo transversal,

realizado com 157 crianças e adolescentes de 6 a

14 anos e avaliados pelo método antropométrico

segundo os parâmetros (Peso/ idade; Estatura/

idade e IMC/ idade). A EAN foi composta

por quatro etapas: pesquisa das atividades e

materiais educativos, análise e sistematização

dos materiais, aplicação e avaliação das

atividades por meio de um questionário de

escala hedônica. Cerca de 72,6% dos meninos

e 76,1% das meninas estavam com peso

adequado, segundo o parâmetro IMC por

idade. No entanto, 24,7% dos meninos e 19,6%

das meninas apresentaram excesso de peso.

Foram elaboradas e aplicadas seis atividades:

oficina culinária, circuito de vida saudável,

análise sensorial, máscara de frutas, pintura

de rosto e músicas. A oficina culinária obteve

maior aceitação (94,8%) entre os participantes.

Conclui-se que a população estudada possui um

bom estado nutricional, no entanto, o excesso

de peso é considerável entre os adolescentes.

A atividade lúdica é um instrumento de EAN

importante na construção do aprendizado nas

fases da infância e adolescência.

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ESTADO NUTRICIONAL E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS POR UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.94918021213

  • Palavras-chave: Estado Nutricional; Educação Alimentar e Nutricional; Crianças; Adolescentes; Lúdico.

  • Keywords: Nutritional Status; Food and Nutritional Education; Children; Adolescents; Playful.

  • Abstract:

    The objective of this study was to evaluate the nutritional status and to

    develop food and nutritional education (FNE) actions with children and adolescents

    assisted by a non-governmental organization in the city of São Paulo, through play

    activities, focusing on the promotion of healthy eating. This is a cross-sectional descriptive

    study, carried out with 157 children and adolescents aged 6 to 14 years and evaluated

    using the anthropometric method according to the parameters (Weight /age, Height/

    age and BMI/age). The FNE was composed of four stages: research of educational

    activities and materials, analysis and systematization of materials, application and

    evaluation of activities through a hedonic scale questionnaire. About 72.6% of the boys

    and 76.1% of the girls were of adequate weight, according to the parameter BMI /age.

    However, 24.7% of the boys and 19.6% of the girls were overweight. Six activities were

    elaborated and applied: culinary workshop, healthy living circuit, sensory analysis, fruit

    mask, face painting and music. The culinary workshop received greater acceptance

    (94.8%) among the participants. It can be concluded that the population studied has a

    good nutritional status, however, overweight is considerable among adolescents. Play

    activity is an important FNE instrument in the construction of learning in the phases of

    childhood and adolescence.

  • Número de páginas: 15

  • Sabrina Daniela Lopes Viana
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