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capa do ebook EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa, cujo objetivo foi investigar práticas pedagógicas nas escolas que atendem à Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos 2017 (segundo semestre) e 2018 (primeiro semestre) na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, ES, a partir do seguinte questionamento: como as práticas pedagógicas podem contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos educandos no contexto escolar? No intento de gerar argumentos fundamentados, tanto teórica quanto empiricamente, utilizamos critérios baseados na perspectiva da pesquisa-ação. Na fase inicial da análise, deu-se procedimento à pesquisa bibliográfica, que aponta o processo histórico, as diretrizes legais, as práticas pedagógicas utilizadas que contemplem possibilidades de inclusão e permanência dos educandos no contexto  escolar e proposta de formação continuada aos professores, com a finalidade de auxiliá-los nas reflexões de suas práticas. A pesquisa se fundamenta no referencial dos autores Arroyo (2006), Freire (1996), Aranha (2006), Romão e Gadotti (2007) e Brasil (1988; 2006), dentre outros. As Considerações Finais apontam a reflexão de que a EJA necessita conquistar espaços que efetivem práticas pedagógicas dialógicas e inclusivas.

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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR

  • DOI: 10.22533/at.ed.3272005115

  • Palavras-chave: EJA, Práticas Pedagógicas, Gestão Democrática.

  • Keywords: EJA, Pedagogical Practices, Democratic Management.

  • Abstract:

    In this article we present the results of the research, whose objective was to investigate pedagogical practices in schools that serve Youth and Adult Education (EJA) in the years 2017 (second semester) and 2018 (first semester) in the Municipal Education Network of São Mateus , ES, from the following question: how can pedagogical practices contribute to a pedagogy of inclusion and permanence of students in the school context? In an attempt to generate substantiated arguments, both theoretically and empirically, we use criteria based on the perspective of action research. In the initial phase of the analysis, bibliographic research was carried out, which points out the historical process, the legal guidelines, the pedagogical practices used that contemplate possibilities of inclusion and permanence of students in the school context and the proposal of continuing education for teachers, with the purpose of assisting them in reflecting on their practices. The research is based on the framework of the authors Arroyo (2006), Freire (1996), Aranha (2006), Romão and Gadotti (2007) and Brasil (1988; 2006), among others. The Final Considerations point to the reflection that EJA needs to conquer spaces that carry out dialogical and inclusive pedagogical practices.

  • Número de páginas: 16

  • Luana Frigulha Guisso
  • Marcília Maria Alves Chaves
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