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capa do ebook Greve dos Caminhoneiros e a diminuição dos poluentes monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e o aumento do ozônio na Região Metropolitana de São Paulo

Greve dos Caminhoneiros e a diminuição dos poluentes monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e o aumento do ozônio na Região Metropolitana de São Paulo

A poluição do ar tornou-se um dos fatores que mais afetam a qualidade de vida da população, ocasionando prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. Emissões de gases por veículos automotores comprometem significativamente a qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) por liberarem grande quantidade de monóxido de carbono (CO), material particulado (MP) óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COV), poluentes que formarão ozônio (O3).

Estudos anteriores apontam que a exposição média da população à poluição atmosférica em São Paulo equivale ao mesmo nível de intoxicação que fumar até cinco cigarros por dia. O presente estudo demonstra a relação direta existente entre a diminuição do tráfego de veículos pesados e consequentemente veículos leves durante a greve dos caminhoneiros no período de 21 a 31 de maio de 2018 e a concentração de poluentes atmosféricos na RMSP. Os resultados das concentrações de CO, O3, NO e NO2 foram avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma média dos três anos anteriores (2015-2017, sem greve) com 2018 (com a greve) durante o mesmo período. Também foram avaliados dados meteorológicos, com o objetivo de verificar o papel das condições meteorológicas na concentração dos poluentes dentro do contexto da greve. Para representar diferentes condições de exposição às diferentes fontes veiculares, foram escolhidas cinco estações de monitoramento da qualidade do ar da CETESB: Cerqueira César, Cidade Universitária IPEN-USP, Grajau-Parelheiros, Marginal Tiete-Ponte dos Remédios e São Caetano do Sul. Na estação Cerqueira César, houve diminuição de 25% de CO, 48% de NO e 25% de NO2. Na estação Cidade Universitária IPEN-USP, houve 18% na diminuição de NO e aumento de 47% de O3. Na estação Grajau-Parelheiros, houve 42% de diminuição de CO, enquanto que o NO e o NO2 diminuíram 48% e 42%, respectivamente, e aumento de 66% de O3. Na estação Marginal Tiete Ponte dos Remédios, o CO diminuiu 23% e o NO e NO2 diminuíram 39% e 23%, respectivamente. Na estação São Caetano do Sul, houve 36% na diminuição de CO, enquanto que o NO e o NO2 diminuíram 58% e 36%, respectivamente, e o O3 aumentou em 82%. Os parâmetros meteorológicos, considerando considerando os períodos com e sem greve, demonstraram velocidade do vento média 69% maior na RMSP em 2018. A precipitação praticamente não alterou no período que não ocorreu a greve com o período da greve, enquanto que, no período de greve, a UR esteve 8% mais baixa, a temperatura 10% mais baixa e radiação global 42% mais alta. Durante o período da greve, ocorreu redução intensa nos poluentes primários avaliados (CO e NO), diretamente associados à emissão veicular. Houve aumento de ozônio, provavelmente associado ao aumento da radiação solar em 2018 e também à diminuição de NO (poluente que consome o O3, diminuindo a sua concentração). Assim, observou-se que o aumento de ozônio no período da greve ocorreu provavelmente devido à combinação de fatores antropogênicos e naturais: a diminuição da emissão de NO devido à greve, combinada com 42% da radiação global mais alta no período da greve em 2018 em relação ao média do período sem greve (2015 a 2017).

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Greve dos Caminhoneiros e a diminuição dos poluentes monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e o aumento do ozônio na Região Metropolitana de São Paulo

  • DOI: 10.22533/at.ed.5562009114

  • Palavras-chave: air pollution; trucks strike; Metropolitan Area of São Paulo; vehicle emission.

  • Keywords: poluição do ar; greve dos caminhoneiros; Região Metropolitana de São Paulo; emissão veicular

  • Abstract:

    Air pollution has become one of the main factors to decrease the quality of life of urban populations, impacting human health and the environment. Gas emissions from motor vehicles significantly compromise air quality in the Metropolitan Area of São Paulo (MASP), by releasing large amounts of carbon monoxide (CO), nitrogen oxides (NOx) and volatile organic compounds (VOCs), which will form ozone (O3).

    Previous studies show that the average population exposure to air pollution in São Paulo is equivalent to inhaling the same level of toxins as smoking up to five cigarettes per day. The present study demonstrates the direct relationship between the decrease in heavy vehicle traffic (which also decreased light vehicle traffic due to shortage of fuel supply) during the truck driver's strike, from May 21st to 31st, 2018, and the concentration of air pollutants in the MASP. The concentrations of CO, O3, NO and NO2 were evaluated in the form of diurnal cycles, comparing an average of the previous three years (2015-2017, without strike) with 2018 (with the strike) during the same period. Meteorological data we also analyzed, in order to verify the role of meteorological conditions in the concentration of pollutants within the context of the strike.To represent different conditions of exposure to different vehicle sources, five air quality monitoring stations were chosen from the Environmental Company of the State of São Paulo (CETESB): Cerqueira César, Cidade Universitária IPEN-USP, Grajau-Parelheiros, Marginal Tiete-Ponte dos Remédios and São Caetano do Sul. At Cerqueira César station, there was a decrease of 25% of CO, 48% of NO and 25% of NO2. At Cidade Universitária IPEN-USP, there was an 18% decrease in NO and a 47% increase in O3. At Grajau-Parelheiros station, there was a 42% decrease in CO, while NO and NO2 decreased by 48% and 42%, respectively, and an increase of 66% in O3. At Marginal Tiete Ponte dos Remédios station, CO decreased 23%, NO and NO2 decreased 39% and 23% respectively. At São Caetano do Sul station, there was a 36% decrease in CO, NO and NO2 decreased by 58% and 36% respectively and O3 increased by 82%. The meteorological parameters considering the average of 2015-2017 (years without strike) compared to 2018, the strike period, showed that the wind speed average was 69% higher in the MASP, the UR was 8% lower, temperature 10% lower, global radiation 42% higher and there were no changes in precipitation. During the strike period, there was an intense reduction in the primary pollutants evaluated (CO and NO), directly associated with vehicular emissions. There was an increase in ozone, probably associated with an increase in solar radiation in 2018 and also with a decrease in NO (which consumes O3, decreasing its concentration). Thus, it was observed that the increase in ozone during the strike period was probably due to the combination of anthropogenic and natural factors: the decrease in NO emissions due to the strike, combined with an increase in 42% in global radiation during the strike period in 2018 compared to the average of the period without strike (2015 to 2017).

  • Número de páginas: 22

  • Júlio Barboza Chiquetto
  • José Roberto Rozante
  • Dirceu Luis Herdies
  • Ludmilla Manera Conti
  • Vinicius Rozante
  • Joao Paulo Assis Gobo
  • Marlon Faria
  • Ariane Frassoni dos Santos
  • Silvio Nilo Figueroa
  • Débora Souza Alvim Rodrigues
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