Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I em uma escola do nordeste brasileiro

Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I em uma escola do nordeste brasileiro

Objetivou-se conhecer as dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes do 3º e 4º ano do ensino fundamental I de uma escola do nordeste brasileiro. Além de, verificar de que forma os professores trabalham essas dificuldades e se existe acompanhamento psicopedagógico, e como esse acontece. Realizou-se uma abordagem qualitativa a partir da utilização de entrevistas semiestruturadas com 10 professores e uma psicopedagoga da rede municipal de ensino, em 2018. As entrevistas ocorreram mediante autorização dos envolvidos por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, contendo questões relacionadas as principais dificuldades vivenciadas pelos alunos diante dos conteúdos escolares, e que fatores causam essas dificuldades. Como resultados pode-se considerar que as difiucldades apontadas encontram-se relacionadas as áreas cognitiva, afetiva e social, decorrentes em alguns casos de déficits cognitivos. Tendo a família como principal responsável pela dificuldade no aprendizado. Dessa forma, ressalta-se à importância da realização de uma abordagem qualitativa na compreensão do fenômeno estudado.  

Ler mais

Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I em uma escola do nordeste brasileiro

  • DOI: 10.22533/at.ed.80820161114

  • Palavras-chave: Aprendizagem; Baixo Rendimento Escolar; Estudantes.

  • Keywords: Learning; Underachievement; Students.

  • Abstract:

    The objective was to know the difficulties of learning present by students of the 3rd and 4th year of primary education I of a school in the Brazilian Northeast. Besides, verify how teachers work these difficulties and if there is psychopedagogical monitoring, and how it happens. A qualitative approach was carried out based on the use of semi-structured interviews with 10 teachers and a psychopedagogue of the municipal teaching network in 2018. The interviews took place with the authorization of the participants through the Informed Consent Form, containing questions related to the main difficulties experienced by students in relation to school content, and what factors cause these difficulties. As results we can consider that the difficulties mentioned are related to the cognitive, affective and social areas, resulting in some cases of cognitive deficits. Having the family as main responsible for the difficulty in learning. In this way, the importance of a qualitative approach in the understanding of the studied phenomenon is emphasized.

  • Número de páginas: 13

  • Gicinayana Luz Sousa Pachêco Bezerra
  • Izabella Neiva de Albuquerque Sousa
  • Thuanny Mikaella Conceição Silva
  • Francisca Bertilia Chaves Costa
  • Ana Maria Fontenelle Catrib
  • Shearley Lima Teixeira
Fale conosco Whatsapp