Visualizações

1

ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESENVOLVIDA A PARTIR DA ARTE POP

O presente trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica que buscou discutir questões ambientais a partir da Arte Pop e materiais recicláveis buscando compreender como metodologias alternativas de ensino podem auxiliar na formação crítica e reflexiva dos estudantes. A prática foi desenvolvida na Universidade Federal de Lavras – MG e buscou fomentar discussões de questões ecológicas e ambientais numa perspectiva crítica a partir da utilização da Arte Pop e materiais recicláveis. Ao final foi pedido aos discentes que apontassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da prática desenvolvida. Essas falas foram organizadas utilizando o parâmetro de categorização de ideias comuns e foi analisada utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa, com uma análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin. A partir da análise foi possível perceber a potencialidade da utilização dos materiais recicláveis para discutir a educação ambiental de forma crítica, a relevância de se trabalhar com a Arte Pop, bem como a importância de uma aula interativa para apropriação das discussões no âmbito da educação ambiental crítica.

ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESENVOLVIDA A PARTIR DA ARTE POP

DOI: 10.22533/at.ed.3342005116

Palavras chave: Educação ambiental crítica; Metodologias alternativas de ensino; Arte Pop; Material reciclável.

Keywords: Critical environmental education; Alternative teaching methodologies; Pop Art; Recyclable material.

Abstract:

The present work aims to analyze a pedagogical practice that sought to discuss environmental issues from Pop Art and recyclable materials seeking to understand how alternative teaching methodologies can assist in the critical and reflective training of students. The practice was developed at the Federal University of Lavras - MG and sought to encourage discussions of ecological and environmental issues in a critical perspective from the use of Pop Art and recyclable materials. At the end, students were asked to point out the positive points and the points to be improved in the developed practice. These speeches were organized using the categorization parameter of common ideas and were analyzed using the qualitative research methodology, with a discursive analysis based on the Bakhtin Circle framework. From the analysis it was possible to el realize the potential of using recyclable materials to discuss environmental education critically, the relevance of working with Pop Art, as well as the importance of an interactive class for appropriating discussions within the scope of critical environmental education.

Autores

  • Clara Sena Mata Oliveira
  • Julia Amorim Monteiro
  • Laise Vieira Gonçalves
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior