Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Uma Experiência de Inclusão

Uma Experiência de Inclusão

O presente estudo pretende contribuir para reflexões sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas da rede regular de ensino. Pretendemos chamar a atenção sobre à prática reflexiva com dois alunos inclusos, que frequentam a classe regular e não participam da sala de Recursos Multifuncional. Um com deficiência auditiva que faz uso de implante coclear e outro com autismo moderado. O objetivo do texto é tentar fazer um movimento pedagógico, relacionando alguns estudos com fatos históricos para tentar explicar o presente e responder algumas questões atuais sobre educação inclusiva. Consideramos, para que haja inclusão de fato, devemos, enquanto sociedade e profissionais da educação, levar em conta todos os aspectos de aprendizagem dos alunos, trazendo para eles, métodos e metodologias que lhe tragam autonomia, e não simplesmente uma prática assistencialista e protetora.

Ler mais

Uma Experiência de Inclusão

  • DOI: 10.22533/at.ed.3272005118

  • Palavras-chave: Inclusão, Ensino-Aprendizagem, Educação Especial, Comunicação, Trabalho Docente.

  • Keywords: Inclusion, Teaching-Learning, Special Education, Communication, Teaching Work.

  • Abstract:

    This study aims to contribute to reflections on the process of inclusion of students with special needs in schools in the regular education network. We intend to draw attention to the reflective practice with two included students, who attend the regular class and do not participate in the Multifunctional Resources room. One with hearing impairment who uses a cochlear implant and the other with moderate autism. The objective of the text is to try to make a pedagogical movement, linking some studies with historical facts to try to explain the present and answer some current questions about inclusive education. We consider that, in order for there to be real inclusion, we should, as society and education professionals, take into account all aspects of students' learning, bringing to them methods and methodologies that bring them autonomy, and not simply an assistentialist and protective practice.

  • Número de páginas: 18

  • Carla San'Ana de Oliveira
  • Carla Luciane Blun Vestena
  • Janaína Schell dos Santos
Fale conosco Whatsapp