IMPLEMENTATION OF THE TEACHING PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY MODEL THROUGH PHYSICAL ACTIVITY: A PILOT STUDY

Um modelo que promove o desenvolvimento positivo de jovens através da atividade física é o Modelo de Ensino de Responsabilidade Social e Pessoal (MERSP) criado por Hellison (1985 apud HELLISON, 2011) que auxilia no desenvolvimento da responsabilidade social e pessoal. O MERSP é dividido em cinco níveis de responsabilidade, (1) respeitar o direito e sentimento dos outros, (2) esforço e cooperação, (3) auto direção, (4) liderança e (5) transferência do aprendizado para fora do programa e conta com estratégias e um formato diário de aula. Com isso, o objetivo do estudo foi desenvolver o respeito pelos outros, a liderança e o autocontrole implementando o MERSP num programa chamado Projeto Esporte e Lazer na Comunidade Fátima (PELCF) realizado na cidade Caxias do Sul - RS/Brasil. O presente estudo se se caracterizou como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo piloto e foi aplicado em 3 turmas do PELCF sendo o grupo 1 os participantes de 8 a 9 anos, o grupo 2 os de 10 a 13 anos e grupo 3 os 14 a 17 anos. Observou-se mudanças positivas na implementação do MERSP no PECLF nas áreas de respeito pelos outros, liderança e autocontrole, utilizando-se das estratégias e formatos de aula previsto pelo modelo. O presente estudo torna-se a primeira implementação do MERSP no Brasil no cenário de um programa de atividade física após a escola. Destaca-se, no entanto, a necessidade de realização de mais estudos implementando o MERSP, utilizando alguns instrumentos de coleta de dados específicos e ferramentas de avaliação.

IMPLEMENTATION OF THE TEACHING PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY MODEL THROUGH PHYSICAL ACTIVITY: A PILOT STUDY

DOI: 10.22533/at.ed.9251802129

Palavras chave: Responsabilidade Social e Pessoal; Respeito; Liderança.

Keywords: Personal and Social Responsibility; Respect; Leadership.

Abstract:

A model that promotes the positive youth development through physical activity is the Teaching Personal and Social Responsibility (TPSR) model development by Hellison (1985 cited by HELLISON, 2011) that assist in the development of personal and social responsibility. The TPSR consists of five responsibility levels, (1) respecting the rights and feelings of others, (2) effort and cooperation, (3) self-directed, (4) leadership and (5) transfer outside the gym and depend on strategies and a daily program format. Therefore, the purpose of this study was to develop respect for the others, leadership and self-control by applying the TPSR in a sport program called Sport and Leisure Project in the Fatima Community (SLPFC) accomplished in the city of Caxias do Sul, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The present study was characterized by a qualitative research of the pilot study type and was implemented in 3 classes of SLPFC being group 1 being participants from 8 to 9 years, group 2 from 10 to 13 years and group 3 from 14 to 17 years. Positive changes were observed in the implementation of the TPSR in the SLPFC in the field of respect of the others, leadership and self-control, using the strategies and classroom formats provided by the model. The present study becomes the first implementation of TPSR in an after-school program background based in the physical activity in Brazil. However, there is a need to conduct more studies implementing the TPSR in Brazil, using some specific data collection tools and evaluation tools.

Autores

  • Fábio Duarte Almeida