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capa do ebook EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE E EDUCAÇÃO POLÍTICA: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS CRÍTICAS

EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE E EDUCAÇÃO POLÍTICA: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS CRÍTICAS

RESUMO:

Este ensaio tem em vista analisar alguns aspectos da conjuntura das políticas educacionais brasileiras, evidenciar qual projeto de educação o Estado brasileiro defende e quais as consequências deste Estado, apontando alguns desafios e possibilidades nesse contexto. A metodologia utilizada para a elaboração deste foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, com a perspectiva da teoria crítica, e traz possíveis reflexões acerca do cenário educativo atual brasileiro, as consequências deste estado gerando regressão, barbárie e semiformação. Este ensaio propõe a educação política como umas das possibilidades para a desbarbarização e fundamenta-se em Adorno (1995); Tiburi (2014); Horkheimer (1985) e Freire (1980), conjugando o pensamento apresentado pelos autores acima citados e estabelecendo um paralelo entre esses pensamentos e a conjuntura sociopolítica do Estado brasileiro em sua contemporaneidade, observando, assim, as consequências da ausência de elementos críticos, políticos e emancipatórios de um projeto educacional que se concentra em interesses políticos e não em um projeto de Estado.

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EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE E EDUCAÇÃO POLÍTICA: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS CRÍTICAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.3102009111

  • Palavras-chave: Teoria Crítica, Políticas Educacionais, Educação Política

  • Keywords: Critical Theory, Educational Policies, Political Education

  • Abstract:

    ABSTRACT

    This essay aims to analyze some aspects of the conjuncture of Brazilian educational policies, highlight which education project the Brazilian State defends and what the consequences of this State are, pointing out some challenges and possibilities in this context. The methodology used for the elaboration of this one was the qualitative bibliographic research, with the perspective of the critical theory, and brings possible reflections about the current Brazilian educational scenario, the consequences of this state generating regression, barbarism and semi-formation. This essay proposes political education as one of the possibilities for disarbarization and is based on Adorno (1995); Tiburi (2014); Horkheimer (1985) and Freire (1980), combining the thinking presented by the above-mentioned authors and establishing a parallel between these thoughts and the socio-political conjuncture of the Brazilian State in its contemporaneity, thus observing the consequences of the absence of critical, political and political elements. emancipatory from an educational project that focuses on political interests and not on a state project

  • Número de páginas: 11

  • Graciela Targino
  • Keyla Andrea Santiago Oliveira
  • Clésio Aderno
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