Visualizações

7

ATIVIDADE DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOQUÍMICA II

RESUMO: As atividades de extensão, além de complementarem a formação dos alunos, propiciam a socialização do saber acadêmico com a comunidade. Nesse sentido, metodologias de ensino diferenciadas estimulam a participação dos alunos, sendo fundamental para a construção do seu conhecimento. Desta forma, este trabalho objetivou relatar a utilização do evento de extensão “Ciência na Orla” como instrumento de ensino e aprendizagem na disciplina de Bioquímica II. Para a realização das atividades, foram formadas três equipes com temas sorteados em: Metabolismo litotrófico, Metabolismo metanogênico e Silagem, seguindo as etapas de produção: revisão de literatura, exposição do trabalho na forma de seminário, montagem de banner, exposição ao público externo na Orla de Santarém, PA. e aplicação de questionário. A prática extencionista como ferramenta pedagógica proporcionou aos discentes o domínio dos conteúdos expostos, fornecendo um conhecimento mais dinâmico e exemplificado, possibilitando ao público uma interação da bioquímica com o cotidiano. O total de 100% dos alunos entrevistados afirmaram que a atividade de extensão contribuiu para a sua formação pessoal e profissional, demonstrando o impacto que esse tipo de evento promove sobre a vida acadêmica. As atividades realizadas no evento tiveram efeitos positivos nos alunos, que obtiveram uma experiência única e gratificante de aprendizagem com a comunidade externa.    

ATIVIDADE DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOQUÍMICA II

DOI: 10.22533/at.ed.6622018113

Palavras chave: Conhecimento, Experiência, Exposição, Metodologias.

Keywords: Knowledge, Experience, Exposure, Methodologies.

Abstract:

ABSTRACT: The extension activities, besides complementing the formation of the students, provide the socialization of academic knowledge with the community. In this sense, differentiated teaching methodologies stimulate the participation of students, being fundamental for the construction of their knowledge. Thus, this work aimed to report on the use of the extension event "Ciência na Orla" as a teaching and learning instrument in the discipline of Biochemistry II. To carry out the activities, three teams were formed with themes raffled in: Lithotrophic Metabolism, Methanogenic Metabolism and Silage, following the stages of production: literature review, exhibition of the work in the form of a seminar, banner assembly and exposure to the external public at Orla de Santarém, PA. and questionnaire application. The extentionist practice as a pedagogical tool provided the students with a mastery of the exposed contents, providing a more dynamic and exemplified knowledge, allowing the public an interaction of biochemistry with the daily reality. The total of 100% of the interviewed students evaluated that this activity contributed to their personal and professional formation, demonstrating the impact that this type of event promotes on academic life. The activities carried out at the event had positive effects on the students, who had a unique and rewarding learning experience with the external community.

Autores

  • Marcia Mourão Ramos Azevedo
  • Alexander Silva Aguiar
  • Walter Lucas Corrêa Santana
  • Idelvina Souza da Silva
  • Jessyca Kelly Ferreira de Sousa
  • Pedro Lucas das Neves de Oliveira
  • Maniusia da Mota Rocha
  • Francinelza Socorro Nogueira dos Santos
  • Cecila Leal de Sousa
  • Jéssica Tayanne Ramos Azevedo
  • Candria Taina de Sena Duarte
  • Milena Dias Dorabiato
  • Maria Vicencia Penaforte Maia