Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA: ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio

PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA: ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio

Com abordagem qualitativa interpretativista, o objetivo da pesquisa foi avaliar a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e a identificação profissional nas áreas de atuação de Produção vegetal II, pré-validando a capacitação técnica e fundamentando as reflexões sobre ensino e aprendizagem na conjuntura profissional técnica de nível médio.  No período de fevereiro a dezembro de 2019 foi aplicado questionário com 122 estagiários da disciplina de Produção vegetal II, devidamente matriculados no 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste.  Os resultados permitiram concluir que a prática profissional supervisionada apresenta como importante ferramenta para a construção da identidade profissional técnica de nível médio, caracterizando-se como é um momento de potencial contribuição para a formação inicial técnica. A interdisciplinaridade utilizada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem proporciona aos estagiários a percepção clara e objetiva das interrelações disciplinares e a compreensão crítica das relações existentes. A pesquisa permitiu uma compreensão apurada e critica da prática profissional supervisionada no âmbito institucional, no que se refere à realização do projeto de ensino didático e suas interrelações, contribuindo para um olhar mais atento as singularidades da formação educacional profissional de nível técnico.

Ler mais

PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA: ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio

  • DOI: 10.22533/at.ed.61720091116

  • Palavras-chave: Formação técnica de nível médio; Teoria e prática; Interdisciplinariedade; Agropecuária

  • Keywords: Technical training of medium level; Theory and practice; Interdisciplinarity; Agricultural

  • Abstract:

    With an interpretive qualitative approach, the objective of the research was to evaluate the integration between theory and practice, interdisciplinarity and professional identification in the areas of activity of Plant Production II, pre-validating the technical training and basing the reflections on teaching and learning in the technical professional conjuncture of medium level.  From February to December 2019, a questionnaire was applied with 122 trainees from the discipline of Plant Production II, duly enrolled in the 2nd year of the technical course integrated to high school, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondonia, Colorado Campus of the West. The results allowed us to conclude that supervised professional practice is an important tool for the construction of the technical professional identity of medium level, characterizing itself as a moment of potential contribution to the initial technical training. The interdisciplinarity used as a tool in the teaching-learning process provides the trainees with a clear and objective perception of disciplinary interrelations and the critical understanding of existing relationships. The research allowed an accurate and critical understanding of supervised professional practice in the institutional scope, with regard to the realization of the didactic teaching project and its interrelations, contributing to a closer look at the singularities of professional educational training at technical level.

  • Número de páginas: 16

  • Nélio Ranieli Ferreira de Paula
  • José Elias de Almeida
  • José Vanor Felini Catânio
  • Wagner Viana Andreatta
  • Érica de Oliveira Araújo
Fale conosco Whatsapp