Visualizações

1

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ERA DIGITAL: FERRAMENTAS TECNOLOGICAS NA APRENDIZAGEM DISCENTE

O presente artigo tem como finalidade discutir e refletir acerca do uso de recursos tecnológicos digitais nas aulas de Educação Física. Este estudo originou-se no fato da atual presença dessas ferramentas no cotidiano dos estudantes, sendo fundamental explorar suas capacidades, de forma a auxiliar os professores. A fim de pontuar os meios e estímulos tecnológicos da aprendizagem, e consequentemente a formação de cidadãos criativos, pensantes e acima de tudo capazes de interagir com o mundo a sua volta, a pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos do uso de tecnologias digitais aliadas às práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física. Assim, foi então realizado um estudo quanti qualitativo através de um questionário com os profissionais que atuam na disciplina de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se que, os professores de Educação Física estão integrando aos seus planejamentos, as novas tendências tecnológicas e obtendo aproveitamento satisfatório na aprendizagem dos discentes.

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ERA DIGITAL: FERRAMENTAS TECNOLOGICAS NA APRENDIZAGEM DISCENTE

DOI: 10.22533/at.ed.92518021213

Palavras chave: Educação Física; TICS; Tecnologias Digitais; Aprendizagem Discente; Educação Básica

Keywords: Physical Education; TICS; Digital Technologies; Student Learning; Basic education;

Abstract:

The purpose of this article is to discuss and reflect on the use of digital technologies in physical education classes in school institutions in the state of Rio Grande do Sul. This study originated in the fact that these tools are present in students’ daily life, being fundamental explore their capacities in order to assist teachers. In order to punctuate the means and technological stimuli of learning, and consequently the formation of creative, thinking citizens and above all capable of interacting with the world around them, the research aimed to verify the effects of the use of digital technologies allied to pedagogical practices in Physical Education classes. Thus, a qualitative quantitative study was carried out through a questionnaire with the professionals that work in the discipline of Physical Education in the State of Rio Grande do Sul. It was verified that, Physical Education teachers are integrating in their planning, the new technological trends and achieving satisfactory achievement in students’ learning.

Autores

  • GREICI FIOR