O LEGADO AXIOLÓGICO DOS MEGAEVENTOS: APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES ESPORTIVOS

A realização dos megaeventos esportivos no Brasil deixou algumas inquietações. Uma delas diz respeito ao legado de valores. Diante do forte interesse econômico dirigido a tais espetáculos, o legado axiológico tornou-se pouco expressivo. O objetivo deste texto é apresentar uma justificativa para tal, defendendo a tese de que há um déficit psicológico nas abordagens sobre valores esportivos. É preciso considerar os mecanismos psicológicos da construção de valores pelo sujeito. Os subsídios teóricos dessa tese vêm da psicologia da moralidade, em seu caminho construtivista. A partir da discussão realizada, entende-se que é necessária uma educação em valores universais que considere os valores Olímpicos. As proposições para essa educação devem ter como princípio o fato de que o sujeito se desenvolve moralmente e possui papel ativo nesse desenvolvimento. Apenas desse modo os valores olímpicos podem assumir lugar central na personalidade moral dos sujeitos.

O LEGADO AXIOLÓGICO DOS MEGAEVENTOS: APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES ESPORTIVOS

DOI: 10.22533/at.ed.92518021216

Palavras chave: Educação Moral; Educação em Valores; Megaeventos Esportivos.

Keywords: Moral Education; Values Education;Sports Mega-Events.

Abstract:

The recent completion of sports mega-events in Brazil left some concerns. One of them relates to the legacy of values. In the face of strong economic interest directed to such spectacles, the axiological legacy became little expressive. The objective of this text is to provide a justification for this, defending the thesis that there is a psychological deficit in approaches on sports values. It is necessary to consider the psychological mechanisms of the values construction by the subject. The theoretical subsidies of this thesis come from the moral psychology, in its constructivist way. From the discussion held, it is understood that there is a need for education in the universal values that consider the Olympic values. The propositions for such education should have as a principle the fact that the subject develops morally and has an active role in this development. Only in that way the Olympic values can assume a central place in the moral personality of the subject.

Autores

  • Vinícius Bozzano Nunes