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capa do ebook Modos de subjetivação nos ambientes virtuais de aprendizagem: o professor da era digital

Modos de subjetivação nos ambientes virtuais de aprendizagem: o professor da era digital

Este trabalho pretende discutir e problematizar as representações de professor construídas por professores-alunos de um curso de pós-graduação lato sensu a distância em “Docência no Ensino Superior” de uma universidade brasileira em fóruns de debates em circulação na internet, em específico para este trabalho a do professor mediador. Para isso, servirão como corpus de análise os dizeres desses sujeitos coletados de recortes discursivos selecionados entre os comentários postados no fórum de discussão, tomados aqui como “discursos alternativos ou competidores”, já que “constroem suas próprias versões de verdade, suas próprias versões daquilo que conta, de quem está autorizado a falar” (GORE, 1994). A metodologia de pesquisa adotada é de base analítico-interpretativa, sob um viés discursivo. Um conceito utilizado na análise e desenvolvido neste trabalho é o chamado “proioncentrismo”, que expressa a idéia de que o produto ocupa a posição central nas relações humanas, visão materializada nos dizeres do fórum de discussão que serviram como corpus de análise, os quais, por basearem-se na repetição, não promovem a singularidade, priorizando as representações coletivas.

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Modos de subjetivação nos ambientes virtuais de aprendizagem: o professor da era digital

  • DOI: 10.22533/at.ed.49820061012

  • Palavras-chave: Representa; sujeito-professor; educação a distância

  • Keywords: Representation; subject-teacher; distance education

  • Abstract:

    This paper proposes to discuss and question the representations of teachers built by student-teachers in discussion forums on the internet in a distance post-graduation course in further learning teaching, in a Brazilian university, in particular for this study that of the mediating professor. The corpora of our research comprise the discursive excerpts within the students of the above-mentioned course  posted opinions in the virtual discussion for the same course, taken here as “alternative or competing speeches”, since “they build their own versions of truth, their own versions of what that counts, who is authorized to speak ”(GORE, 1994). We adopt the analytical-interpretative methodology under a discursive bias. A concept used in the analysis and developed in this paper is the so-called “proioncentrism”, which expresses the idea that the product occupies the central position in human relations, materialized in the comments of the discussion forum that served as corpus of analysis, which, because they are based on repetition, do not promote singularity, giving priority to collective representations.

  • Número de páginas: 13

  • Daniella de Almeida Santos Ferreira de Menezes
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