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capa do ebook A CRIANÇA E O NOVO CAMPO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

A CRIANÇA E O NOVO CAMPO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Esse texto trata dos aportes teóricos que embasam dois conceitos essenciais em nossos projetos (de pesquisa e de extensão): a ideia de criança e infância e o que se entende por novo campo escolar em tempos de pandemia, ancorados na perspectiva da Sociologia da Infância. Esses conceitos subsidiam teoricamente as duas pesquisa intituladas: 1) As mudanças na escolarização a partir do coronavírus: o que falam as crianças de 3 e 4 anos? 2) As mudanças na escolarização a partir do coronavírus: o que falam as crianças de 5 e 6 anos? E a ação extensionista: A criança e seu fazer lúdico-pedagógico no espaço da casa, tem suas bases. Sarmento (2004, 2005, 2008), Abramowicz e Oliveira (2010), Qvortrup (2010), Prout (2010), Silva (2020), Arruda (2020) foram alguns dos autores que contribuíram com a compreensão dos conceitos que propomos. Defendemos a ideia de criança enquanto um sujeito social pleno em sua capacidade de interpretar, agir, renovar e transformar a sociedade e é fundamental ouvir suas falas, verbais e não verbais, para a reflexão sobre o novo campo escolar que a escola foi alocada nesses tempos de pandemia do Coronavírus COVID-19. O ensino remoto, e em alguns casos a Educação à Distância, ganharam status de novo campo escolar, e nele acontecem os processos escolares, os espaços, tempos, modos da aprendizagem e as relações escolares. Acreditamos que as crianças, suas ações sociais e suas falas devem ser ouvidas e validadas a fim de que, os processos escolares possam ser constituídos, compartilhadamente, por todos os sujeitos do contexto escolar.

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A CRIANÇA E O NOVO CAMPO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.31020091119

  • Palavras-chave: Crianças; Novo campo escolar; Coronavírus COVID-19.

  • Keywords: Children; New school field; COVID-19 Coronavirus.

  • Abstract:

    This text deals with the main theoretical topics that support two essential concepts in our projects (research and extension): an idea of ​​children and childhood and what they mean by a new school field in times of pandemic, anchored in the perspective of the Sociology of Childhood. These concepts theoretically support the two researches entitled: 1) Changes in schooling from the coronavirus: what do children aged 3 and 4 say? 2) Changes in schooling from the coronavirus: what do children aged 5 and 6 say? And the extension action: The child and his playful-pedagogical practice in the space of the house, has its bases. Sarmento (2004, 2005, 2008), Abramowicz and Oliveira (2010), Qvortrup (2010), Prout (2010), Silva (2020), Arruda (2020) were some of the authors who contributed to the understanding of the concepts we propose. We defend the idea of ​​a child as a full social subject in his ability to interpret, act, renew and transform society and it is essential to listen to his speech, verbal and non-verbal, for reflection on the new school field that the school was allocated at that time of the COVID-19 Coronavirus pandemic. Remote education, and in some cases Distance Education, gained status as a new school field, where school processes, spaces, times, modes of learning and school relationships take place. We believe that children, their social actions and their speeches must be heard and validated so that, the school processes can be constituted, shared, by all the subjects of the school context.

  • Número de páginas: 19

  • Ana Luiza Santos
  • Ana Marcela Taques Glonek
  • Joseane Schoab Giebeluka
  • Gisele Brandelero Camargo
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