Visualizações

5

VIDA FINANCEIRA: ENSINANDO MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE JOGOS

A educação financeira no ensino fundamental é de grande importância para a formação de cidadãos críticos, de maneira que não se tornem reféns de armadilhas impostas pela mídia, tornando-se assim, pessoas conscientes com a realidade de suas finanças. Uma das metodologias que buscamos para apresentar esse tema ao aluno é através do ensino lúdico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar um jogo didático, juntamente com sua Sequência Didática, com a temática educação financeira, baseado em um jogo de tabuleiro onde as regras baseiam – se em realidades financeiras vivenciados no cotidiano de todos o qual envolve contas a pagar – água, energia, telefone, escola, aluguel, combustível, imprevistos, dentre outras contas – além de mostrar a importância de realizar poupanças e investimentos. O intuito do jogo, é de facilitar o ensino/ aprendizado dos alunos do ensino fundamental, mostrando a importância de um bom planejamento para a saúde financeira. Buscamos com isso abordar no jogo conhecimentos matemáticos como juros simples e porcentagem, de forma que os alunos possam aplicá – los nas regras estabelecidas do jogo e fazer relações com o seu cotidiano e que entendam também, um pouco da realidade financeira que é vivenciada em sua casa. Além disso, o jogo possibilita a interação entre os jogadores de maneira que possam negociar e socializar de forma educativa, e poderão também entender a importância de orçar, poupar e investir a sua renda futuramente. 

VIDA FINANCEIRA: ENSINANDO MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE JOGOS

DOI: 10.22533/at.ed.3342005118

Palavras chave: Educação financeira. Jogos didáticos. Ensino de matemática.

Keywords: Financial education. Educational games. Mathematics teaching

Abstract:

Financial education in elementary school is of great importance for the formation of thinkers citizens, so that they do not become hostages to traps imposed by the media, thus becoming people aware of the reality of their finances. One of the methodologies we seek to present the theme to the student through teaching ludic. Thus, the objective of this work is to present a didactic, along with its Didactic Sequence, game with the theme of financial education, based on a board game where the basic rules - whether in financial realities experienced in the daily lives of all those who use accounts payable - water, energy, telephone, school, rent, fuel, contingencies, among other accounts - in addition to showing the importance of saving and investing. The aim of the game is to facilitate the teaching / learning of elementary school students, showing the importance of good planning for financial health. With this we seek to approach in the mathematical game as simple interest and percentage, so that students can apply - the rules of the game and make relationships with their daily lives and also understand, a little bit of the financial reality that is experienced at home. In addition, the game allows interaction between players so that they can negotiate and socialize in an educational way, and can also understand the importance of the game, save and invest their income in the future.

Autores

  • LETÍCIA DA SILVA COSTA
  • Rodamy de Brito Pereira
  • Leidivânia Ramos Rocha