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capa do ebook EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE À DENGUE,  ZIKA E CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

RESUMO: Introdução: A dengue, zika e chikungunya são doenças   transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, enfermidades virais que se disseminam rapidamente no mundo e afetam gravemente o ser humano, constituindo-se um sério problema de saúde pública. O Programa Nacional de Controle da Dengue (MACHADO, 2019), destaca a integração das ações realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e instituições de ensino por meio do Programa de Saúde na Escola- PSE (BRASIL, 2007), para o desenvolvimento de campanhas de informação e a mobilização da comunidade com a finalidade de combater os criadouros do vetor (FERNANDES; BACKES, 2010). Objetivo: Relatar as experiências vividas durante atividades educativas aos educandos de uma escola de ensino infantil e fundamental, quanto ao conhecimento sobre a definição, vetor, transmissão, manifestação e principalmente formas de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido com educandos da educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública, promovido por uma ESF do município de Dourados/MS. Tal ação derivou-se do grupo de aula prática do curso de Enfermagem/UEMS, disciplina de Saúde Coletiva. Foram realizados 6 encontros subdivididos, sendo 3 no período matutino e 3 no período vespertino. Os educandos foram agrupados por faixa etária, 2 grupos de 03 a 05 anos, 2 grupos de 06 a 08 anos e 02 grupos de 09 a 12 anos. Para a execução da atividade foram utilizados materiais de apoio como: explicação por meio de figuras em Datashow, maquete do mosquito Aedes Aegypti confeccionado com garrafa pet, contos infantis e vídeo educativo com desenho animado, abordando de forma lúdica os temas, afim de adequar as práticas e métodos conforme a faixa etária dos educandos. A atividade foi encerrada com o diálogo dos mesmos com a equipe. Resultados: Os educandos presentes na realização da atividade demonstraram interesse no tema abordado e na prática realizada.  A participação das crianças de forma direta por meio do diálogo, expondo suas vivências e apresentado suas dúvidas, evidenciou que a integração entre saúde e educação foi alcançada através da ação (CAVALCANTI; LUCENA C.M; LUCENA C.L, 2015). Entre as dificuldades encontradas, pôde-se perceber a necessidade de incluir a educação especial no planejamento das ações na escola. Conclusão: A atividade possibilitou uma maior interação dos acadêmicos de enfermagem, bem como a vivência da prática do profissional enfermeiro com a comunidade assistida pela ESF. Constatou-se que o dinamismo e a criatividade das práticas de educação e promoção à saúde com mobilização social, são instrumentos viáveis e necessários no combate à dengue e tornam possível interferir de forma positiva no processo saúde-doença, pois encorajam o autocuidado, proporcionam a formação de multiplicadores de conhecimento e contribuem para a redução e o controle da doença.

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.31020091117

  • Palavras-chave: Dengue; Zika; Chikungunya; Educação em Saúde; Saúde na Escola

  • Keywords: Dengue; Zika; Chikungunya; Health education; School Health

  • Abstract:

    ABSTRACT: Introduction: Dengue, zika and chikungunya are diseases transmitted by the Aedes Aegypti mosquito, they are viral diseases that spread rapidly in the world and seriously affect humans, becoming a serious public health problem. The National Dengue Control Program (MACHADO, 2019),  highlights the integration of actions carried out by Estratégia de Saúde da Família (ESF) and educational institutions through Programa de Saúde na Escola - PSE (BRASIL, 2007), to develop information campaigns and mobilize the community with the purpose of combating vector breeding sites (FERNANDES; BACKES, 2010). Objective: To report experiences during educational activities aimed to students of a kindergarten and elementary school, regarding the knowledge about definition, vector, transmission, manifestation and mainly forms of prevention against dengue, zika and chikungunya. Methodology: This is an experience report, developed with students of early childhood education and elementary education in a public school, promoted by an ESF in Dourados / MS. Such action was derived from the practical class group of Public Health discipline in the Nursing Course / UEMS. Six subdivided meetings were held, 3 in the morning and 3 in the afternoon. The students were grouped by age, 2 groups from 3 to 5 years old, 2 groups from 6 to 8 years old and 2 groups from 9 to 12 years old. Supporting materials were used to carry out the activity, such as: explanation through figures in projector, model of the Aedes Aegypti mosquito made with a pet bottle, children's stories and an educational video with a cartoon, addressing the themes in a playful way, in order to adapt practices and methods according to the age group of the students. The activity ended with a dialogue between students and the team. Results: Students who were present in the activity showed interest in the topic and in the practice performed. The direct participation of children through dialogue, exposing their experiences and presenting their doubts, showed that the integration between health and education was achieved through action (CAVALCANTI; LUCENA C.M; LUCENA C.L, 2015). Among the difficulties encountered, it was possible to perceive the need to include special education in the planning of actions at school. Conclusion: The activity enabled a greater interaction of nursing students, as well as the experience of the professional nurse with the community assisted by ESF. It was found that the dynamism and creativity of education and health promotion practices with social mobilization are viable and necessary instruments in the fight against dengue and make it possible to positively interfere in the health-disease process, as they encourage self-care, provide formation of knowledge multipliers and contribute to the reduction and control of the disease.

  • Número de páginas: 5

  • Elenir da Silva Marques
  • Joelma Gomes Pereira
  • Mariane da Silva Costa
  • Richard Sebastião Silva das Neves
  • Flaviany Aparecida Piccoli Fontoura
  • Claudia Janayna Carollo
  • Emilly Alencar Pereira
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