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O USO DE JOGOS NO APOIO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Na atualidade, os professores enfrentam grandes dificuldades para poder prender a atenção dos alunos em sala de aula devido ao grande número de distrações encontradas, uma destas distrações é o uso excessivo de tecnologia. Visto que as tecnologias que estão no cotidiano das pessoas e principalmente dos estudantes, deve ser um fator relevante no processo de ensino e aprendizagem, com isso, vemos a importância de trazer tais tecnologias para a sala de aula. Portanto, o presente trabalho traz como proposto um jogo no auxilio do ensino de matemática, sendo que esta máteria é marcada pelos discentes como umas das mais difíceis e requer muito prática. No desenvolvimento do trabalho foi criado um jogo onde o estutande se encontra em um labirinto e para poder encontrar a saída, deve se resolver funções matemáticas que são ministradas no ensino médio regular. Utilizamos da metodologia de pesquisa bibliográfica fazendo levantamento das informações e conhecimentos acerca do tema proposto e a partir de materiais bibliográficos já publicados, colocando em diálogo diferentes autores e dados.  

O USO DE JOGOS NO APOIO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

DOI: 10.22533/at.ed.3342005119

Palavras chave: Jogos educativos, Ensino de Matemática, Apredizagem Digital

Keywords: Educational games, Mathematics Teaching, Digital Learning

Abstract:

Currently, teachers face great difficulties to be able to hold students' attention in the classroom due to the large number of distractions found, one of these distractions is the excessive use of technology. Since the technologies that are in the daily lives of people and especially students, should be a relevant factor in the teaching and learning process, with that, we see the importance of bringing such technologies to the classroom. Therefore, the present work proposes a game to aid the teaching of mathematics, and this material is marked by students as one of the most difficult and requires a lot of practice. In the development of the work, a game was created where the stand is in a labyrinth and in order to find the exit, mathematical functions must be solve mathematical functions that are taught in regular high school. We use the methodology of bibliographic research making a survey of information and knowledge about the proposed theme and from bibliographic materials already published, putting in dialogue different authors and data.

Autores

  • Carlos Danilo Luz
  • Hebert Freitas Costa
  • Jorge Luiz Facina