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capa do ebook DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA

A Introdução à Programação é uma disciplina tradicionalmente difícil para estudantes iniciantes em cursos com cunho voltado a computação. Isso se dá por fatores como falta de interesse dos alunos, modelo de ensino tradicional, dificuldade na abstração dos conceitos abordados, ou até mesmo pela dificuldade intrínseca da matéria. Os diversos obstáculos encontrados pelos alunos nas disciplinas de programação iniciais dos cursos da área de computação acabam acarretando em números altos de reprovações e desistências nessas disciplinas, que por sua vez pode levar até mesmo ao abandono do curso. Para amenizar esses problemas enfrentados no ensino de programação básica, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educacional para o ensino de programação básica. O questionário foi aplicado aos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista matriculados na disciplina de Algoritmos e Estrutura de Dados I do curso Bacharelado em Sistemas de Informação. A metodologia utilizada na pesquisa foi descritiva e quali-quantitativa, pois os resultados descreveram os dados obtidos por meio de questionário, que analisaram o impacto do jogo na aprendizagem de programação, bem como a experiência pessoal dos alunos na utilização do mesmo. Os resultados obtidos demostraram que o jogo foi capaz de estimular o interesse dos alunos pelo conteúdo de programação, e esses estudantes relataram um aumento na capacidade de assimilar e compreender os conceitos básicos das disciplinas que envolvem programação.

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DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.33420051110

  • Palavras-chave: Jogo educacional. Programação básica. Software educacional. Ferramentas didáticas.

  • Keywords: Educational game. Basic programming. Educational software. Teaching tools.

  • Abstract:

    The Introduction to Programming is a traditionally difficult discipline for students who are new to computer-oriented courses. This is due to factors such as lack of interest from students, traditional teaching model, difficulty in abstracting the concepts covered, or even the intrinsic difficulty of the subject. The various obstacles encountered by students in the initial programming disciplines of courses in the field of computing end up leading to high numbers of failures and dropouts in these disciplines, which in turn can even lead to the abandonment of the course. To alleviate these problems faced in the teaching of basic programming, the present work aimed to develop an educational game for teaching basic programming. The questionnaire was applied to students of the Federal Institute of Minas Gerais – Campus São João Evangelista enrolled in the course of Algorithms and Data Structure I of the Bachelor's Degree course in Information Systems. The methodology used in the research was descriptive and quali-quantitative, as the results described the data obtained through a questionnaire, which analyzed the impact of the game on programming learning, as well as the students' personal experience in using it. The results obtained showed that the game was able to stimulate students' interest in programming content, and these students reported an increase in their ability to assimilate and understand the basic concepts of the subjects that involve programming.

  • Número de páginas: 15

  • Davi Hagap Emanuel da Silva
  • Karina Dutra de carvalho Lemos
  • Marcos Vinícius de Souza Toledo
  • Bruno de Souza Toledo
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