Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ANÁLISE DE UM MOTOR 3 CILINDROS SOBREALIMENTADO

ANÁLISE DE UM MOTOR 3 CILINDROS SOBREALIMENTADO

A criação de máquinas capazes de transformar calor em trabalho mecânico revolucionou a indústria. Os motores à combustão interna (MCI) tiveram papel fundamental nesse processo de inovação tecnológica. Sua introdução no mercado permitiu novos meios de transporte, além de mobilidade urbana e geração de empregos. Todavia, a exploração de recursos naturais não renováveis para seu consumo aumentou exponencialmente, além de sua contribuição na emissão de gases poluentes.

Diante deste cenário, diversas medidas foram tomadas para mitigar os impactos ao meio ambiente, como a criação de leis que regulam as emissões de poluentes, que forçou a indústria a estudar o desenvolvimento de novos motores, cujo consumo e tamanho são menores, sem a perda da eficiência.

Um motor 3 cilindros busca reunir todas essas características: baixo consumo, tamanho reduzido e entrega de potência similar ao motor de 4 cilindros. Entretanto, a redução de um cilindro acarretou efeitos indesejáveis sobre sua vibração e a sobrealimentação em algumas versões, como por exemplo o turbocompressor, que gera um aumento de pressão e, consequentemente, maior calor gerado no interior do motor, podendo causar desvantagens, como a autoignição. Neste tipo de aplicação, o compressor é acionado por uma turbina que é acionada pelos gases de escape do motor. Desta forma, a utilização dos gases oriundos da queima altera o balanço energético do motor, possibilitando um aumento se sua eficiência térmica.

Dessa forma, o presente trabalho visa analisar os efeitos nos principais componentes do motor, a médio e longo prazo, em condições normais de trabalho.

Ler mais

ANÁLISE DE UM MOTOR 3 CILINDROS SOBREALIMENTADO

  • DOI: 10.22533/at.ed.60020051112

  • Palavras-chave: Motor de combustão interna, turbocompressor, vibração, método dos elementos finitos, fluidodinâmica computacional

  • Keywords: Internal combustion engine, turbocharger, vibration, finite element method, computer fluid dynamic

  • Abstract:

    The creation of machines capable of transforming heat into mechanical work has revolutionized the industry. Internal combustion engines (MCI) played a fundamental role in this process of technological innovation. Its introduction in the market allowed new means of transport, in addition to urban mobility and job creation. However, the exploitation of non-renewable natural resources for consumption has increased exponentially, in addition to its contribution to the emission of polluting gases.

    In view of this scenario, several measures were taken to mitigate the impacts on the environment, such as the creation of laws that regulate pollutant emissions, which forced the industry to study the development of new engines, whose consumption and size are smaller, without loss efficiency.

    A 3-cylinder engine seeks to bring together all these characteristics: low consumption, reduced size and power delivery similar to the 4-cylinder engine. However, the reduction of a cylinder caused undesirable effects on its vibration and supercharging in some versions, such as the turbocharger, which generates an increase in pressure and, consequently, greater heat generated inside the engine, which can cause undesirable effects, such as self-ignition. In this type of application, the compressor is driven by a turbine that is driven by the engine's exhaust gases. In this way, the use of gases from the burning changes the energy balance of the engine, allowing an increase in its thermal efficiency.

    Thus, the present work aims to analyze the effects on the main engine components, in the medium and long term, under normal working conditions.

  • Número de páginas: 17

  • Bruno Barreto Irmão
  • Alexsander Velasco Cardoso
  • Gustavo Simão Rodrigues
Fale conosco Whatsapp