Visualizações

9

ANÁLISE DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DO SCRATCH PARA APRENDIZAGEM

O Scratch facilita a compreensão da lógica de programação através da construção de pequenos softwares, como jogos e animações. Além disso, essa ferramenta pode ser articulada em outras áreas do conhecimento. Dito isso, este trabalho analisa quais são as contribuições das aplicações práticas do Scratch na escola no que se refere à aprendizagem de programação e outras áreas do conhecimento. Para tanto, foram analisados dez artigos entre os anos de 2012 a 2020, acerca de aplicações do sistema educacional Scratch em relação ao desenvolvimento do pensamento computacional e da aprendizagem multidisciplinar. Por fim, os trabalhos analisados mostram que alunos e professores demonstraram interesse em utilizar essa ferramenta e adquiriram uma experiência satisfatória. O Scratch possibilitou o aprendizado de conceitos de programação e de outras disciplinas de maneira interativa e motivadora e contribuiu para a troca de conhecimentos entre colegas.

ANÁLISE DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DO SCRATCH PARA APRENDIZAGEM

DOI: 10.22533/at.ed.33420051111

Palavras chave: Programação; Ensino; Tecnologia educacional.

Keywords: Programming; Teaching; Educational technology.

Abstract:

Scratch makes it easy to understand programming logic by building small software, such as games and animations. In addition, this tool can be articulated in other areas of knowledge. That said, this paper analyzes what are the contributions of the practical applications of Scratch in the school with regard to learning programming and other areas of knowledge. Therefore, ten articles were analyzed between the years 2012 to 2020, about applications of the educational system Scratch in relation to the development of computational thinking and multidisciplinary learning. Finally, the analyzed works show that students and teachers showed interest in using this tool and acquired a satisfactory experience. Scratch enabled the learning of programming concepts and other disciplines in an interactive and motivating way and contributed to the exchange of knowledge between colleagues.

Autores

  • Vitor Hugo Rodrigues Carvalho
  • Dinani Gomes Amorim