Visualizações

22

A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ELEMENTOS DIDÁTICOS DAS AULAS DE CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Francisco Meireles, aborda a utilização de jogos/atividades pedagógicas como elementos de aprendizagem nas turmas dos 4º anos nas aulas de Conhecimento Lógico Matemático, dentro da Educação Escolar Indígena, pois a referida escola atende quase que exclusivamente as crianças das aldeias de Dourados/MS. O objetivo foi desenvolver atividades/jogos com a utilização de materiais didáticos pedagógicos nas turmas pesquisadas. A ideia dessa pesquisa foi propor aulas diferenciadas, que despertasse o interesse das crianças para promover aprendizagem significativa, ou seja, torná-las protagonistas da própria aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, pois possui as características que melhor se adequam a proposta que realizamos, bem como fundamentamos nosso estudo na Educação Matemática, principalmente na proposta da Etnomatemática, que vai ao encontro dos anseios da Educação Escolar Indígena.  Desenvolvemos três atividades/jogos, “Construindo sólidos geométricos”, “Jogo kalah: plantar e colher” e “Jogo da onça”. Acompanhamos o desenvolvimento das crianças ao longo da pesquisa com esses materiais diferenciados e o que verificamos foi que a utilização dos mesmos contribuiu para aulas de matemática mais prazerosas, em que as crianças aprendem por meio do brincar, de maneira mais lúdica.

A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ELEMENTOS DIDÁTICOS DAS AULAS DE CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

DOI: 10.22533/at.ed.33420051118

Palavras chave: Anos Iniciais; Materiais didático pedagógicos; Ensino de Matemática; Etnomatemática; Educação Escolar Indígena.

Keywords: Initial Years; Pedagogical teaching materials; Mathematics Teaching; Ethnothematics; Indigenous School Education.

Abstract:

The present work was developed at the Francisco Meireles Municipal School, addressing the use of games/pedagogical activities as learning elements in the 4th grade classes in the Classes of Mathematical Logical Knowledge, within the Indigenous School Education, because the school serves almost exclusively the children of the villages of Dourados/MS. The objective was to develop activities/games with the use of pedagogical didactic materials in the studied classes. The idea of this research was to propose differentiated classes that aroused the interest of children to promote meaningful learning, that is, to make them protagonists of their own learning. The methodology used was qualitative research, because it has the characteristics that best fit the proposal we make, as well as our study in Mathematics Education, especially in the proposal of Ethnomathematics, which meets the wishes of Indigenous School Education.  We have developed three activities/games, "Building Geometric Solids", "Kalah Game: Planting and Harvesting" and "Jaguar Game". We followed the development of children throughout the research with these differentiated materials and what we verified was that their use contributed to more pleasurable mathematics classes, in which children learn through play, in a more playful way.

Autores

  • ELIEZER MARIANO JORGE
  • Helena Alessandra Scavazza Leme