Visualizações

4

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS

As técnicas de primeiros socorros precisam ser trabalhadas nos espaços educacionais de forma a auxiliar na formação de multiplicadores de ações para que seja prestada assistência especializada a vítima, sendo um processo de construção que requer tempo, dedicação e continuidade. Relatar as vivências dos acadêmicos sobre a prática de ensino através do projeto Ensino Clínico em Primeiros Socorros. Foi realizado através de atividades teórico-práticas em sala de aula com os acadêmicos de enfermagem assim como os cursos bacharéis e licenciatura na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. As atividades realizadas possibilitaram o envolvimento e a troca de saberes e de experiências, através de situações já vivenciadas exigindo condutas básicas de primeiros socorros, sendo respeitados os saberes prévios e proporcionando novos saberes por parte do público participante e acadêmicos de enfermagem que tiveram a oportunidade de  um conhecimento simples e direto sobre primeiros socorros, passando a ter um novo olhar e um novo aprendizado, para que sejam realizados em ações futuras.

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS

DOI: 10.22533/at.ed.33420051120

Palavras chave: Conhecimento; Ensino; Enfermagem; Primeiros socorros

Keywords: Knowledge; Teaching; Nursing; First aid.

Abstract:

First aid techniques need to be worked on in educational spaces in order to assist in the formation of multipliers of actions so that specialized assistance is provided to the victim, being a construction process that requires time, dedication and continuity. To report the experiences of academics on teaching practice through the Clinical Teaching in First Aid project. It was carried out through theoretical-practical activities in the classroom with nursing students as well as bachelor's and undergraduate courses at the State University of Mato Grosso do Sul. The activities carried out made it possible to involve and exchange knowledge and experiences, through situations already experienced, requiring basic first aid procedures, with respect to previous knowledge and providing new knowledge on the part of the participating public and nursing students who had opportunity for a simple and direct knowledge about first aid, starting to have a new look and a new learning, so that they can be carried out in future actions.

Autores

  • CAMILA MOREIRA
  • MARCOS ANTONIO NUNES DE ARAUJO