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capa do ebook O EXAME DO FREQUENCY FOLLOWING RESPONSE EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

O EXAME DO FREQUENCY FOLLOWING RESPONSE EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

A aprendizagem da linguagem, seja ela falada ou escrita, depende do agrupamento de elementos acústicos com a representação de características fonéticas de uma língua, bem como na integridade do sistema auditivo, visto que a audição apresenta um papel fundamental no processo de aprendizagem.  Déficits na percepção dos sons têm sido observados em crianças com dificuldades de aprendizagem, associadas ou não à leitura, na fase escolar, o que pode ser atribuídas às dificuldades na habilidade de consciência fonológica e/ou na percepção de sons breves, incluindo rápidas mudanças temporais e espectrais que ocorrem na fala. Um dos exames de audição realizados nessa população é o Frequency Following Response (FFR), sendo possível verificar a maturação neural e a codificação de estímulos sonoros, através da morfologia, latência, amplitude das ondas e análises espectrais. Crianças com déficit de aprendizagem podem apresentar respostas morfologicamente degradadas, alterações correspondentes ao início da decodificação dos sons da fala, atrasos nos picos correspondentes à porção sustentada e à percepção de fim do estímulo. Além disso, é possível observar redução na amplitude do slope das ondas V-A, sendo indicativo de dificuldades nos mecanismos neurais subjacentes à percepção da fala. O treinamento auditivo tem se mostrado uma intervenção eficaz na melhoria de respostas eletrofisiológicas e na redução dos efeitos deletérios na percepção de fala no ruído de fundo. Diante do exposto, podemos considerar que crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar alterações nas respostas do FFR, que apontam o exame como sendo uma ferramenta importante identificação de alterações de componentes subcorticais que influenciam na decodificação dos sons da fala.

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O EXAME DO FREQUENCY FOLLOWING RESPONSE EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.75420241114

  • Palavras-chave: Potenciais evocados auditivos; Frequency following response; Dificuldades de aprendizagem; Crianças;

  • Keywords: Auditory Evoked Potentials; Frequency following response; Learning Disabilities; Child;

  • Abstract:

    Language learning, whether spoken or written, depends on the grouping of acoustic elements with the presentation of phonetic characteristics of a language, as well as on the integrity of the auditory system, since hearing plays a fundamental role in the learning process. Deficits in the perception of sounds have been observed in children with learning difficulties, associated or not with reading, which can be attributed to difficulties in the ability of phonological awareness and / or in the perception of brief sounds, including rapid temporal and spectral changes that occur in speech. One of the hearing tests performed on children with learning difficulties is the Frequency Following Response (FFR), being possible to verify the neural maturation and the coding of sound stimuli, through the morphology, latency, amplitude of the waves, as well as spectral analyzes. Children with learning disabilities may present morphologically degraded responses, changes corresponding to the onset of the decoding of speech sounds, delays in the peaks corresponding to the sustained portion and the perception of the end of the stimulus. In addition, it is possible to observe a reduction in the amplitude of the V-A wave slope, indicating difficulties in the neural mechanisms underlying speech perception. Auditory training has been shown to be an effective intervention in improving electrophysiological responses and reducing harmful effects on speech perception in background noise. Given the above, we can consider that children with learning difficulties may present changes in the responses of the FFR, which point the examination as an important tool to identify changes in subcortical components that influence the decoding of speech sounds.

  • Número de páginas: 14

  • Laís Cristine Delgado da Hora
  • Monyka Ferreira Borges Rocha
  • Diana Babini Lapa de Albuquerque Britto
  • Lilian Ferreira Muniz
  • JÉSSICA DAYANE DA SILVA
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