Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O CURRÍCULO E A ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DA POBREZA

O CURRÍCULO E A ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DA POBREZA

O presente estudo se ampara numa reflexão entre o currículo e sua apreensão dentro da escola pública. O objetivo é compreender e identificar como os currículos estão estruturados nas escolas e como são influenciados pelos processos da modernização e da globalização; afetando a todos, especificamente os sujeitos que vivem a realidade da escola pública. É reconhecido que a maioria das escolas públicas em nosso país atende à classes menos favorecidas, e a divulgação nos meios de comunicação de que a escola não consegue cumprir sua função social, acaba por justificar, ainda mais, a exclusão e a desigualdade, responsabilizando todos os partícipes - alunos, professores e famílias que vivenciam esse cotidiano. A escolha e o propósito de um currículo podem transformar a visão e a ação de todos, para modificar a realidade e a própria função social da escola pública.

Ler mais

O CURRÍCULO E A ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DA POBREZA

  • DOI: 10.22533/at.ed.3102009113

  • Palavras-chave: Currículo. Educação. Escola Pública.

  • Keywords: Curriculum. Education. Public School

  • Abstract:

    The current study is sustained in thoughts between curriculum and its understanding inside the public school. Its goal is to comprehend how the curriculum are arrenged in schools and how they are affected by the processes of modernization and globalization; reflecting on all, particularly the individuals that experience the reality of public school. It is acknowledged that the majority of public schools in our country attends the less-priviledge sectors of society, and the dissemination in mass media that schools can not fulfill its social role ends up justifying, even more, inequality and social exclusion, blaming all participants – students, teachers and families that live this day-to-day. The purpose and choice of a curriculum can transform everybody’s insight and actions, to modify the reality and the public school’s social role.

  • Número de páginas: 13

  • Sebastião de Souza Lemes
  • Eliana C. Curvelo
Fale conosco Whatsapp