Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook INCLUSÃO LABORAL DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS ESTRUTURAL

INCLUSÃO LABORAL DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS ESTRUTURAL

Este artigo resulta de pesquisa realizada com jovens egressos de curso de aprendizagem profissional oferecido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Estrutural, com o objetivo de analisar o impacto da aprendizagem profissional (Programa Jovem Aprendiz) a partir da inclusão socioeconômica e profissional deles, no período entre 2013 e 2015. Utilizou-se a abordagem complementar entre procedimentos quantitativos e qualitativos. A metodologia para os dados primários se pautou em entrevistas não estruturadas e semiestruturadas. Constatou-se que a maioria dos jovens recebeu proposta de emprego ao concluir a aprendizagem. Na visão dos que não receberam (minoria), os fatores que contribuíram estão relacionados à desaceleração econômica, à questão de gênero e à política da empresa. Ambos os grupos

reconheceram melhorias socioeconômicas pessoais e familiares pela participação no Programa.

Ler mais

INCLUSÃO LABORAL DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS ESTRUTURAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.32720051122

  • Palavras-chave: Aprendizagem Profissional; Jovem Aprendiz; Inclusão.

  • Keywords: Professional Learning; Young Apprentice; Inclusion

  • Abstract:

    This article is the result of research carried out with young people graduating from a professional learning course offered by the Federal Institute of Brasília (IFB), Campus Estrutural, with the aim of analyzing the impact of professional learning (Young Apprentice Program) from their socioeconomic and professional inclusion, in the period between 2013 and 2015. The complementary approach between quantitative and qualitative procedures was used. The methodology for primary data was based on unstructured and semi-structured interviews. It was found that the majority of young people received a job offer upon completing their apprenticeship. In the view of those who did not receive (minority), the factors that contributed are related to the economic slowdown, the gender issue and company policy. Both groups recognized personal and family socioeconomic improvements through participation in the Program.

  • Número de páginas: 8

  • Paulo Coelho Dias
  • Francisco de Assis Póvoas Pereira
  • Priscila de Fátima Silva
Fale conosco Whatsapp