VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NO PROJETO ÁGUAS DA MINHA ESCOLA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto articulado com as ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos graduandos de licenciatura, a experiência prática no cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que elas estão inseridas (CAPES, 2018). Nesta perspectiva, relata-se no presente trabalho, a experiência vivenciada por acadêmicos e docentes integrantes do PIBID-Subprojeto Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no desenvolvimento de ações pedagógicas, com o objetivo de refletir sobre o desperdício de água a partir da análise matemática sobre a temática.  Os resultados obtidos na investigação do consumo de água na instituição escolar, proporcionaram aos alunos, a elaboração dos conceitos matemáticos e, compreender a importância do uso eficiente da água e, aos pibidianos a possibilidade de vivenciar de forma experimental o processo de docência, orientado pelo professor da escola. O projeto revelou também, a possibilidade de olhar matematicamente na busca da solução de um dos maiores problemas encontrados no mundo atual, o desperdício da água.

VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NO PROJETO ÁGUAS DA MINHA ESCOLA

DOI: 10.22533/at.ed.33420051113

Palavras chave: Projeto interdisciplinar; Iniciação à docência; Matemática.

Keywords: Interdisciplinary project; Initiation to teaching; Mathematics.

Abstract:

The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) is a project linked to the actions of the National Teacher Education Policy of the Ministry of Education (MEC) which aims to provide undergraduate students with practical experience in the public schools of basic education, in the context in which they are inserted (CAPES, 2018). In this perspective, it is reported in the present work, the experience lived by scholars and teachers who are members of PIBID-Subprojecto Mathematics at the University of the Extreme South of Santa Catarina (UNESC) in the development of pedagogical actions, with the objective of reflecting on the waste of water from the mathematical analysis on the theme. The results obtained in the investigation of water consumption in the school institution, provided students with the elaboration of mathematical concepts and, understand the importance of efficient water use and, for the pibidians, the possibility of experiencing the teaching process, guided by the school teacher. The project also revealed the possibility of looking mathematically in the search for the solution of one of the biggest problems found in the world today, the waste of water.

Autores

  • Gian Carlos da Silva
  • Karine Luiz Calegari Mrotskoski
  • Carlos Eduardo da Silva