Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A PERCEPÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIOESTE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO

A PERCEPÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIOESTE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar a percepção dos estagiários em Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste no Estágio Curricular Supervisionado sobre a prática pedagógica e a motivação dos alunos do Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva e com abordagem qualitativa, na qual participaram cinco estagiários do 4º ano do curso em questão. Como instrumentos, utilizou-se da análise documental e entrevista semi-estruturada. Como resultados, foi levantado aspectos relacionados à ausência de estratégia para envolver toda a turma nas aulas e nas atividades; pouca relação afetiva; ausência de diversificação dos conteúdos; resistência dos alunos por atividades não tradicionais; falta de envolvimento dos alunos; uso indevido do celular; desvalorização da disciplina. Conclui-se que a prática pedagógica evidenciada de modo fragmentado resulta em desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física.

Ler mais

A PERCEPÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIOESTE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.7782013112

  • Palavras-chave: Educação Física. Prática Pedagógica. Motivação.

  • Keywords: Physical Education. Pedagogical Practice. Motivation.

  • Abstract:

    The aim of this research was to investigate the perception of trainees in Physical Education at the State University of Western Paraná - Unioeste in the Supervised Curricular Internship on the pedagogical practice and motivation of high school students. The research is characterized as exploratory descriptive and with a qualitative approach, in which five trainees from the 4th year of the course in question participated. As instruments, document analysis and semi-structured interviews were used. As a result, aspects related to the lack of strategy to involve the whole class in classes and activities were raised; little affective relationship; lack of content diversification; students' resistance to non-traditional activities; lack of student involvement; cell phone misuse; devaluation of discipline. It is concluded that the pedagogical practice evidenced in a fragmented way results in students' demotivation in Physical Education classes.

  • Número de páginas: 15

  • Vanessa Patrícia Völz
  • Arestides Pereira da Silva Junior
  • Alvori Ahlert
  • Adelar Aparecido Sampaio
Fale conosco Whatsapp