Visualizações

2

VIVÊNCIAS DO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR: PROJETOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PROMAT Jr.)

O movimento Empresa Júnior iniciou na França em meados de 1960, com a ESSEC (L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) a primeira empresa júnior do mundo (LOURENÇO, 2016). A Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e liderada por alunos de graduação, e tem como objetivo estimular o empreendedorismo, para que ainda em vida acadêmica possam vivenciar e praticar os conhecimentos teóricos na respectiva área de formação, se preparando para o futuro exercício da profissão. O presente relato, trata de uma exeriência vivenciada no Movimento Empresa Júnior por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense. A Promat Jr. fundada em 2018, presta assessoria em educação matemática, e um dos seus serviços é o curso de extensão de Matemática básica ofertado para comunidade acadêmica e comunidade externa. Esta ação, proporciona aos acadêmicos a experiência de vivenciar a prática do seu futuro exercício da profissão, na elaboração das propostas e na docência dos cursos de extensão, o que seria possível somente depois de formados. Vale destacar o exercício da tríade, ensino, pesquisa e extensão que estes acadêmicos experimentam.

VIVÊNCIAS DO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR: PROJETOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PROMAT Jr.)

DOI: 10.22533/at.ed.33420051114

Palavras chave: Movimento Empresa Júnior; Formação Inicial à Docência; Educação Matemática.

Keywords: Junior Enterprise Movement; Initial Teaching Training; Mathematical Education.

Abstract:

The Junior Enterprise movement started in France in the mid-1960s, with ESSEC (L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) the first junior enterprise in the world (LOURENÇO, 2016). The Junior  Enterprise is a non-profit civil association, formed and led by undergraduate students, and aims to encourage entrepreneurship, so that even in academic life they can experience and practice theoretical knowledge in the respective training area, preparing for the future exercise of the profession. This report talks about an exercise experienced in the Junior Enterprise Movement by students of the Mathematics degree course from University of the Extreme South of Santa Catarina. Promat Jr. founded in 2018, provides assistance in mathematics education, and one of its services is the basic mathematics extension course offered to the academic and external communities. This action, provides to the academics the experience of experiencing the practice of their future profession, in the elaboration of the proposals and in teaching of extension courses, which would be possible only after graduation. It is worth highlighting the exercise of the triad, teaching, research and extension that these academics experience.

Autores

  • Gian Carlos da Silva
  • Viviane Raupp Nunes de Araújo