Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ANÁLISE DE CONCEITOS GEOCIÊNTÍFICOS ABORDADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO UTILIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ANÁLISE DE CONCEITOS GEOCIÊNTÍFICOS ABORDADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO UTILIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

O ensino das Geociências, ou Ciências da Terra, mostra-se cada vez mais necessário no cenário ambiental atual. Somente a partir da compreensão de como o planeta e suas esferas funcionam, será possível evitar catástrofes ambientais futuras. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar a eficiência de como o conteúdo geocientífico está sendo empregado em um livro didático do 6º ano, série dedicada a ciências naturais, em comparação com a Base Nacional Comum Curricular. Desta forma, foram escolhidas palavras-chave para uma pesquisa quali-quantitativa. Foi verificado que os temas são abordados de formas variadas e em múltiplos momentos, de forma clara, indicando que o livro texto poderia ser utilizado de forma adequada para o ensino de conceitos geocientíficos que devem ser desenvolvidos no sexto ano.

Ler mais

ANÁLISE DE CONCEITOS GEOCIÊNTÍFICOS ABORDADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO UTILIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

  • DOI: 10.22533/at.ed.38220021021

  • Palavras-chave: Geociências. Livro Didático. Ensino.

  • Keywords: Geosciences. Textbook. Teaching.

  • Abstract:

    The teaching of Geosciences, or Earth Sciences, is increasingly necessary at the actual environmental scenario. Only through the knowledge of how our planet and its spheres work, it will be possible to avoid environmental disasters in the future. Thus, this work aims to analyze the efficiency of how content on this area is being used in a textbook of the 6th grade, which is dedicated to natural sciences, compared to the National Curricular Common Base. In this way, keywords were chosen for a quali-quantitative research. It was observed that the terms were applied in different ways and in multiple moments along the textbook, clearly, indicating that this textbook could be used as a properly base for teaching the geoscientific concepts that must be developed on the 6th grade.

  • Número de páginas: 13

  • Letícia dos Santos Pinto da Cunha
  • Ana Paula de Castro Rodrigues
  • Jane Rangel Alves Barbosa
  • Filipe de Souza Pinto
Fale conosco Whatsapp