COMPARATIVO ENTRE O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES REPETENTES E NÃO REPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Durante seu desenvolvimento, a criança pode apresentar atrasos motores que influenciam no seu processo de aprendizagem, aumentando os índices de reprovação escolar, daí a necessidade de uma avaliação motora específica para detectar tais atrasos numa tentativa de amenizar possíveis prejuízos associados. Este estudo teve como objetivo comparar o perfil motor de escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que sofreram repetência com os não repetentes. A população foi crianças matriculadas na rede pública municipal e estadual, com amostra organizada em dois grupos: experimental e controle. Do Grupo Experimental participaram de 40 crianças de 07 a 11 anos de idade cronológica, com repetência em alguma série. O grupo Controle foi composto pelo mesmo número de escolares, com mesmas idades cronológicas e gênero, sem repetência. Nestes grupos aplicouse o protocolo Escala de Desenvolvimento Motor - Rosa Neto (2002). Assim, construíramse os indicadores para analisar os parâmetros previamente definidos: etapas para estimar o perfil motor dos escolares. Os resultados apontaram que existe uma diferença entre as idades cronológica e motora, (IMG<IC). Estes resultados permitem afirmar que o desenvolvimento da idade motora geral, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, rapidez, organização espacial, linguagem, organização temporal e lateralidade nos escolares investigados, apresentaram-se de maneira não linear, isto é, ocorreu uma variabilidade de acordo com a idade, gênero e grupo independente de reprovação em alguma série. Esta investigação indica que estas crianças podem estar passando por uma fase de instabilidade no desempenho motor para atingir tais níveis no seu desenvolvimento.

COMPARATIVO ENTRE O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES REPETENTES E NÃO REPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI: 10.22533/at.ed.9251802127

Palavras chave: Aprendizagem. Motricidade. Desenvolvimento Humano.

Keywords: Learning. Motricity. Human development.

Abstract:

The purpose of this researchto compare the motor profile of schoolchildren from the initial years of Elementary School who have undergone repetition with nonrepeating children. It sought to understand the need to overcome some paradigms that are invigorating in the daily school life, which can influence the teaching and learning process. The population was composed of children enrolled in the public network, and the sample was organized into two groups: experimental and control. The Experimental Group - 40 children from 7 to 11 years of chronological, who had at least one repetition in some series. The Control group of the same number of schoolchildren, with the same chronological ages and gender, without repetition. These groups were applied the Motor Development Scale protocol - Rosa Neto (2002). Thus, the indicators were constructed to analyze the previously defined parameters: Steps to estimate the motor profile of schoolchildren. The results showed that there is a difference betweenthe chronological and motor ages, (IMG <IC). The Control group was composed of the same number of schoolchildren, with the same chronological ages and gender, without repetition. Were applied the Motor Development Scale protocol – Rosa Neto (2002). Thus, the indicators were constructed to analyze the previously defined parameters: steps to estimate the motor profile of the students. The results showed that there is a difference between the chronological and motor ages, (IMG <IC). Portant, the development of the general motor, in the students investigated, presented in a non-linear way, that is, a variability occurred according to age, gender and independent group of reprobation in some series.

Autores

  • JUDITE FILGUEIRAS RODRIGUES