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capa do ebook COMPARATIVO ENTRE O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES REPETENTES E NÃO REPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMPARATIVO ENTRE O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES REPETENTES E NÃO REPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Durante seu desenvolvimento, a

criança pode apresentar atrasos motores que

influenciam no seu processo de aprendizagem,

aumentando os índices de reprovação escolar,

daí a necessidade de uma avaliação motora

específica para detectar tais atrasos numa

tentativa de amenizar possíveis prejuízos

associados. Este estudo teve como objetivo

comparar o perfil motor de escolares dos anos

iniciais do Ensino Fundamental que sofreram

repetência com os não repetentes. A população

foi crianças matriculadas na rede pública

municipal e estadual, com amostra organizada

em dois grupos: experimental e controle.

Do Grupo Experimental participaram de 40

crianças de 07 a 11 anos de idade cronológica,

com repetência em alguma série. O grupo

Controle foi composto pelo mesmo número de

escolares, com mesmas idades cronológicas e

gênero, sem repetência. Nestes grupos aplicouse

o protocolo Escala de Desenvolvimento

Motor - Rosa Neto (2002). Assim, construíramse

os indicadores para analisar os parâmetros

previamente definidos: etapas para estimar

o perfil motor dos escolares. Os resultados

apontaram que existe uma diferença entre

as idades cronológica e motora, (IMG<IC).

Estes resultados permitem afirmar que o

desenvolvimento da idade motora geral,

motricidade fina, motricidade global, equilíbrio,

esquema corporal, rapidez, organização

espacial, linguagem, organização temporal

e lateralidade nos escolares investigados,

apresentaram-se de maneira não linear, isto é,

ocorreu uma variabilidade de acordo com a idade,

gênero e grupo independente de reprovação

em alguma série. Esta investigação indica que

estas crianças podem estar passando por uma

fase de instabilidade no desempenho motor

para atingir tais níveis no seu desenvolvimento.

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COMPARATIVO ENTRE O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES REPETENTES E NÃO REPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.9251802127

  • Palavras-chave: Aprendizagem. Motricidade. Desenvolvimento Humano.

  • Keywords: Learning. Motricity. Human development.

  • Abstract:

    The purpose of this researchto compare the motor profile of schoolchildren

    from the initial years of Elementary School who have undergone repetition with nonrepeating

    children. It sought to understand the need to overcome some paradigms that

    are invigorating in the daily school life, which can influence the teaching and learning

    process. The population was composed of children enrolled in the public network, and

    the sample was organized into two groups: experimental and control. The Experimental

    Group - 40 children from 7 to 11 years of chronological, who had at least one repetition

    in some series. The Control group of the same number of schoolchildren, with the same

    chronological ages and gender, without repetition. These groups were applied the Motor

    Development Scale protocol - Rosa Neto (2002). Thus, the indicators were constructed

    to analyze the previously defined parameters: Steps to estimate the motor profile of

    schoolchildren. The results showed that there is a difference betweenthe chronological

    and motor ages, (IMG <IC). The Control group was composed of the same number

    of schoolchildren, with the same chronological ages and gender, without repetition.

    Were applied the Motor Development Scale protocol – Rosa Neto (2002). Thus, the

    indicators were constructed to analyze the previously defined parameters: steps to

    estimate the motor profile of the students. The results showed that there is a difference

    between the chronological and motor ages, (IMG <IC). Portant, the development of

    the general motor, in the students investigated, presented in a non-linear way, that is,

    a variability occurred according to age, gender and independent group of reprobation

    in some series.

  • Número de páginas: 15

  • JUDITE FILGUEIRAS RODRIGUES
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