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capa do ebook O ENSINO DE LIBRAS E AS DIFICULDADES DOS DISCENTES OUVINTES

O ENSINO DE LIBRAS E AS DIFICULDADES DOS DISCENTES OUVINTES

Este texto apresenta resultados de uma experiência no ensino de graduação com a disciplina Libras, em seis turmas no Departamento de Ciências humanas, Campus III – UNEB, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Jornalismo. O trabalho com esta disciplina procurou esclarecer um pouco sobre a Libras por meio de atividades presenciais e à distância. Várias foram as estratégias de aprendizagem: fórum, chats, questionários online, interação com docentes presenciais; interação com professores surdos, profissionais que atuam como interpretes; avaliações escritas, exercícios práticos, bem como outros materiais didáticos e recursos visuais usados para complementar a formação dos alunos ouvintes e alunos surdos, que possam ou não usar Libras. O processo ensino-aprendizagem foi pautado na vivência de práticas de letramento em mídias digitais para contemplar a formação dos alunos ouvintes e alunos surdos. A base teórica esteve centrada na declaração de Salamanca, Quadros (2001), Sá (2002), Strobel (2008) entre outros estudiosos da temática. Após a experiência com este componente, é possível afirmar que ainda existem muitas (de)formações a respeito da formação nesses dois cursos principalmente no âmbito no curso de bacharelado em comunicação. Modalidade semipresencial requer ainda ajustes e reformulações na forma do seu desenvolvimento, muito estudo e apropriação por partes dos discentes ouvintes, os quais têm muitas dificuldades nas aulas semipresenciais, principalmente no que se refere à compreensão do funcionamento da Libras, bem como ao entendimento de como o surdo se torna leitor e se apropria da escrita como prática discursiva, se eles próprios têm a mesma dificuldade.

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O ENSINO DE LIBRAS E AS DIFICULDADES DOS DISCENTES OUVINTES

  • DOI: 10.22533/at.ed.4362025094

  • Palavras-chave: LIBRAS; LINGUA PORTUGUESA (LP); FORMAÇÃO; COMUNICAÇÃO.

  • Keywords: Libras. Portuguese languagem (LP), Formation. Cummnication.

  • Abstract:

    This text presents results of a lecture on the teaching of the Libras discipline, in six undergraduate classes in the Department of Humanities, Campus III – UNEB, in the Courses of Licenciatura in Pedagogy and Bachelor in Journalism. The work with the purpose of clarifying a little about the theme of Libras in the middle of face-to-face and distance activities.The thought strategies were: forum, chats, online questionnaires, interaction with classroom teachers; interaction with teachers, which are those who act as interpreters; written notes, practical exercises, as well as other didactic material and visual resources used to complement the training of hearing students and deaf students, whether or not they use Libras. The teaching-learning process was based on long-term practices to contemplate the training of hearing students and deaf students. The theory was based on the statement of Salamanca, Quadros (2001), Sá (2002), Strobel (2008) among other scholars of the subject. After the experience, it is possible to affirm that there are still many deformations regarding the formation in these two courses, mainly in the baccalaureate course in communication. The semipresencial modality still requires adjustments and reformulations in its development and much study by the hearing students, who have many difficulties in the semipresencial classes, mainly with regard to the functioning of Libras and the way the deaf becomes a reader and how he uses writing as a discursive practice, since they themselves have the same difficulty. 

      

  • Número de páginas: 9

  • Javã Fonseca Sousa JÚNIOR
  • ANTONILDE SANTOS ALMEIDA
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