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capa do ebook OBSTÁCULOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTE ODONTOPEDIÁTRICO SURDO: RELATO DE CASO

OBSTÁCULOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTE ODONTOPEDIÁTRICO SURDO: RELATO DE CASO

Há evidencia de maior prevalência de cárie em crianças surdas, podendo ser agravada em função da escolaridade materna e do conhecimento do responsável pelos hábitos de higiene bucal. Descreve-se como deficiente auditivo o indivíduo que apresenta a diminuição da capacidade auditiva e percepção dos sons, e diagnosticado como surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, condição que afeta pelo menos uma em cada mil crianças no Brasil. O odontopediatra estuda formas de acolhimento dos pacientes, destacando como um diferencial para adaptação da criança no ambiente odontológico, entretanto não há um prepare para o acolhimento de pacientes surdos. O presente trabalho relata um caso clínico de condicionamento e atendimento de paciente surdo de 10 anos de idade, com histórico de abandono de tratamento odontológico. O menor, surdo-mudo desde o nascimento, primogênito de uma família de três irmãos, sem histórico de surdez familiar exceto pelo nascimento do segundo filho, também surdo-mudo, detectou a deficiência aos 2 anos de idade. Na anmnese houve relato de ter visitado dentistas em várias ocasiões, entretanto sem continuidade de atendimento e nem conhecimento dos procedimentos realizados. Este relato não está focado nos procedimentos realizados, mas nos obstáculos do atendimento de comunicação entre o profissional e o paciente, e a visão do atendimento assistido através de desenhos e depoimentos do próprio paciente. Ficando evidente que o nível de satisfação do paciente está ligado a comunicação com o profissional ou auxiliar, e neste caso a importância da linguagem de libras na educação em saúde bucal e mudança de hábitos do paciente.                       

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OBSTÁCULOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTE ODONTOPEDIÁTRICO SURDO: RELATO DE CASO

  • DOI: 10.22533/at.ed.80420110914

  • Palavras-chave: odontopediatria; condicionamento psicológico; surdez; acolhimento; línguas de sinais.

  • Keywords: pediatric dentistry; conditioning, psychological; deafness; user embracement; sign language.

  • Abstract:

    There is evidence of a higher prevalence of caries in deaf children, which can be aggravated due to maternal education and the knowledge of the person responsible for oral hygiene habits. A person with hearing impairment and perception of sounds is described as hearing impaired, and an individual whose hearing is not functional in ordinary life is diagnosed as deaf, a condition that affects at least one in every thousand children in Brazil. The pediatric dentist studies ways of welcoming patients, highlighting it as a differential for the child's adaptation in the dental environment, however there is no preparation for welcoming deaf patients. This paper reports a clinical case of conditioning and care for a 10-year-old deaf patient, with a history of abandoning dental treatment. The youngest, deaf-mute since birth, the first-born of a family of three siblings, with no family history of deafness except for the birth of the second son, also deaf-mute, detected the disability at 2 years of age. In the history, there was a report of having visited dentists on several occasions, however without continuity of care or knowledge of the procedures performed. This report is not focused on the procedures performed, but on the obstacles in the communication service between the professional and the patient, and the view of assisted care through drawings and testimonies of the patient himself. It is evident that the level of patient satisfaction is linked to communication with the professional or auxiliary, and in this case the importance of the language of pounds in education in oral health and changing the patient's habits.

  • Número de páginas: 10

  • Felipe Belmont Archetti
  • Luciana de Freitas Bica
  • Ithalo Hespanhol de Souza
  • Wellington Lima
  • Christiana Almeida Salvador Lima
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