Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA SE PENSAR EM UMA “DESEDUCAÇÃO” DO CORPO.

A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA SE PENSAR EM UMA “DESEDUCAÇÃO” DO CORPO.

O presente texto busca refletir sobre o ensino de dança na educação básica, problematizando o contexto escolar, sua relação com a Arte/Dança no currículo e apresentar noções de dança que poderiam contribuir para se pensar a dança na escola como um saber que desestabiliza padrões, que “deseduque” o corpo. Ao invés de pensar em uma educação de corpos, a ideia é abraçar uma perspectiva onde aprender dança seja um processo de desconstrução, invenção e desestabilização de padrões. O processo artístico-pedagógico estaria assim voltado para a experiência direta com a dança, no intuito de promover a partir dela, conexões significativas entre dança, corpo e arte.

Ler mais

A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA SE PENSAR EM UMA “DESEDUCAÇÃO” DO CORPO.

  • DOI: 10.22533/at.ed.93420170916

  • Palavras-chave: Dança, ensino de dança, arte.

  • Keywords: Dance, dance teaching, art

  • Abstract:

    This text seeks to reflect on the teaching of dance in basic education, problematizing the school context, its relationship with Art / Dance in the curriculum and presenting notions of dance that could contribute to thinking about dance in school as knowledge that destabilizes patterns, to "diseducate" the body. Rather than thinking about body education, the idea is to embrace a perspective where learning dance is a process of deconstruction, invention and destabilization of patterns. The artistic-pedagogical process would thus be geared towards direct experience with dance, in order to promote, from it, significant connections between dance, body and art.

  • Número de páginas: 6

  • NICOLE BLACH DUARTE DE CARVALHO
Fale conosco Whatsapp