Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PERDAS NO PÓS-COLHEITA DE FRUTOS DE ABACATE (Persea americana Mill) COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PA

PERDAS NO PÓS-COLHEITA DE FRUTOS DE ABACATE (Persea americana Mill) COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PA

O trabalho teve como objetivo identificar e quantificar os tipos e causas de perdas de frutos de abacate, comercializados em supermercados e feiras do município de Belém-PA. Para a avaliação das perdas na comercialização, foram realizadas visitas em cinco estabelecimentos, sendo três supermercados e dois boxes de feira. A visita e avaliação ocorreu no mês de novembro de 2018. A análise foi realizada através de dados primários, levantados através de questionário estruturado, com aplicação semanal no período de um mês. Sendo analisadas as variáveis de volume de frutos adquiridos, volume de frutos comercializados, volume de frutos descartados e porcentagem de perda. Houve diferença estatística entre a porcentagem de perda de frutos nos supermercados 1 e 2, com maiores percentuais (22,67%) para o supermercado 2. As perdas de frutos de abacate se deram pela influência da infraestrutura dos ambientes de armazenamento, manuseio e alocação nas bancadas, e pela logística vinculada com a região produtora e o mercado consumidor. O planejamento apropriado da quantidade comercializada, higienização do estabelecimento, treinamento em boas práticas de manuseio de frutos pós-colheita, somado a campanhas de conscientização para os clientes, com foco na diminuição de danos são ações que podem reduzir as perdas durante a comercialização de abacate.

Ler mais

PERDAS NO PÓS-COLHEITA DE FRUTOS DE ABACATE (Persea americana Mill) COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PA

  • DOI: 10.22533/at.ed.5042001109

  • Palavras-chave: Fruticultura. Comercialização. Armazenamento.

  • Keywords: Fruit growing, Marketing, Storage.

  • Abstract:

    The work aimed to identify and quantify the types and causes of losses of avocado fruits, sold in supermarkets and fairs in the city of Belém-PA. To assess losses in marketing, visits were made to five establishments, three supermarkets and two stalls. The visit and evaluation took place in November 2018. The analysis was performed using primary data, collected through a structured questionnaire, with weekly application over a period of one month. Being analyzed the variables of volume of acquired fruits, volume of commercialized fruits, volume of discarded fruits and percentage of loss. There was a statistical difference between the percentage of fruit loss in supermarkets 1 and 2, with higher percentages (22.67%) for supermarket 2. The losses of avocado fruits were due to the influence of the infrastructure of the storage, handling and allocation environments in the stands, and for the logistics linked to the producing region and the consumer market. Appropriate planning of the quantity marketed, cleaning of the establishment, training in good practices for handling post-harvest fruits, coupled with awareness campaigns for customers, with a focus on reducing damage are actions that can reduce losses during the marketing of avocado.

  • Número de páginas: 14

  • Viviandra Manuelle Monteiro de Castro
  • Sinara de Nazaré Santana Brito
  • Antonia Benedita da Silva Bronze
  • Meirevalda do Socorro Ferreira Redig
  • Renato Cavalcante Ferreira de Souza
  • Paula Cristina Mendes Nogueira Marques
  • Danilo da Luz Melo
  • Ana Caroline Duarte da Silva
  • Artur Vinicius Ferreira dos Santos
  • Brenda Karina Rodrigues Da Silva
  • Omar Machado Vasconcelos
  • Harleson Sidney Almeida Monteiro
Fale conosco Whatsapp