Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE NEUROANATOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MÚSICA E DANÇA

METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE NEUROANATOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MÚSICA E DANÇA

A aprendizagem é um fenômeno subjetivo e se mostra uma tarefa especialmente desafiadora quando se trata de temas complexos como a neuroanatomia, que envolve a necessidade de compreensão de conceitos abstratos, concepção de estruturas microscópicas tridimensionais e da memorização de grande volume de informações. A aplicação da ludicidade é familiar aos pedagogos na educação de crianças, mas ainda utilizada de forma incipiente na educação de adultos. Recursos como música e dança para favorecimento da memorização podem amenizar as dificuldades inerentes a esta tarefa. Neste estudo os autores descrevem a experiência de utilização de dança e música como recurso de ensino-aprendizagem dos grupos musculares relacionados a cada nível medular, considerando que a mobilização de memória procedural e afetiva podem contribuir para a compreensão ampliada do tema pelos estudantes. Concluem que esta estratégia de aprendizagem ativa se mostrou satisfatória e eficaz na compreensão dos conceitos e memorização de estruturas neuroanatômicas da medula cervical e suas funções motoras.

Ler mais

METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE NEUROANATOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MÚSICA E DANÇA

  • DOI: 10.22533/at.ed.94120160918

  • Palavras-chave: neuroanatomia, práticas interdisciplinares, aprendizagem, dança, música

  • Keywords: neuroanatomy, interdisciplinary placement, learning, dancing, music

  • Abstract:

    Learning is a subjective phenomenon and proves to be an especially challenging task when it comes to complex topics such as neuroanatomy, which involves the need to understand abstract concepts, to design three-dimensional microscopic structures and to memorize a large volume of information. The application of playfulness is familiar to pedagogues in the education of children, but it is still used in an incipient way in adult education. Resources such as music and dance to foster memorization can alleviate the difficulties inherent to this task. In this study, the authors describe the experience of using dance and music as a teaching-learning resource for muscle groups related to each spinal level, considering that the mobilization of procedural and affective memory can contribute to the broader understanding of the theme by students. Authors conclude that this active learning strategy proved to be satisfactory and effective in understanding the concepts and memorization of neuroanatomical structures of the cervical spine and its motor functions.

  • Número de páginas: 12

  • Sayonara Nogueira de Souza
  • Mayara da Silveira Souza Matos
  • Renato Faria da Gama
Fale conosco Whatsapp