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capa do ebook A Construção de Diretrizes Curriculares para Educação Intercultural no Município de Curaçá – BA

A Construção de Diretrizes Curriculares para Educação Intercultural no Município de Curaçá – BA

A formação continuada em educação escolar quilombola foi executada através da Secretaria Municipal de Educação do Município de Curaçá – BA, um processo construído coletivamente com as comunidades quilombolas do Município, a partir de reuniões com os profissionais das escolas quilombolas e lideranças das comunidades, como também profissionais de escolas não quilombolas, mas que recebem alunos oriundos dessas comunidades, elencando assim considerações para construção do plano de ação da formação. Já que, um dos objetivos foi assegurar a formação especifica para atuação desses profissionais nas escolas do município, para que assim ambas as escolas exerçam uma educação escolar considerando e respeitando as relações étnico raciais. É importante enfatizar que a formação foi pensada a partir de uma educação intercultural, decolonial e inclusiva, que também é presente na educação quilombola, mas que perpassa pelas demais especificidades do contexto escolar. Para tanto, foram realizados seis encontros com carga horária total de cinquenta horas, perpassando por discussões mais subjetivas sobre as realidades das comunidades, até o estudo da legislação referente a educação quilombola e para as relações étnico raciais, tendo como resultado da formação a construção de diretrizes para educação intercultural no Município. Para tanto, foi necessário ancorar-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), dentre outros documentos que dão subsidio para construção dos currículos escolares estaduais e municipais. Essa experiência é também mais uma das formas de (re) existência dentro da conjuntura política do país. Pois, discutir e evidenciar os diferentes lugares de fala dentro de um processo de ensino e aprendizagem, realizar com os quilombolas e para os quilombolas, é resistir a um sistema opressor que ainda quer a população brasileira colonizada. Portanto, todo percurso da formação foi pensado a partir de uma perspectiva decolonial, para que as comunidades e escolas possam ressignificar suas realidades e dar sentido a suas práticas educativas.

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A Construção de Diretrizes Curriculares para Educação Intercultural no Município de Curaçá – BA

  • DOI: 10.22533/at.ed.72620141023

  • Palavras-chave: Quilombola; Plano de Ação; Comunidades Rurais; Escola; Decolonial.

  • Keywords: Quilombola; Action plan; Rual comunities; School; Decolonial.

  • Abstract:

    Continuing training in quilombola school education was carried out through the Municipal Education Secretariat of the Municipality of Curaçá - BA, a process built collectively with quilombola communities in the municipality, from meetings with quilombola school professionals and community leaders, as well as professionals from non-quilombola schools, but who receive students from these communities, thus listing considerations for building the training action plan. Since, one of the objectives was to ensure specific training for the performance of these professionals in schools in the municipality, so that both schools exercise school education considering and respecting ethnic racial relations. It is important to emphasize that the training was conceived from an intercultural, decolonial and inclusive education, which is also present in quilombola education, but which permeates the other specificities of the school context. To this end, six meetings were held with a total workload of fifty hours, going through more subjective discussions about the realities of the communities, until the study of the legislation regarding quilombola education and for ethnic racial relations, resulting in the formation of the construction of guidelines for intercultural education in the municipality. For that, it was necessary to anchor in the National Curriculum Guidelines (DCNs), among other documents that provide subsidies for the construction of state and municipal school curricula. This experience is also another form of (re) existence within the country's political context. For, to discuss and highlight the different places of speech within a teaching and learning process, to perform with quilombolas and for quilombolas, is to resist an oppressive system that still wants the colonized Brazilian population. Therefore, the entire training course was designed from a decolonial perspective, so that communities and schools can reframe their realities and give meaning to their educational practices.

  • Número de páginas: 7

  • Anne Gabrielle da Silva Martins
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