Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A APROPRIAÇÃO DO WEB CURRÍCULO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO O “X” DA QUESTÃO

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A APROPRIAÇÃO DO WEB CURRÍCULO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO O “X” DA QUESTÃO

Este estudo é parte de uma pesquisa que tem como finalidade investigar as concepções de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, das escolas públicas Montesclarense, acerca do nível de cultura digital e do uso das Tecnologias Digitais (TD) imbricadas no currículo escolar. O ponto de partida consiste em captar, a partir de narrativas docentes, quais são as práticas e saberes mobilizados para a integração destas duas vertentes. Os procedimentos metodológicos estão baseados em estudos bibliográficos e empíricos, por meio dos quais procuramos identificar os possíveis diálogos que os docentes conseguem estabelecer com o uso de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Os resultados da pesquisa apontam no sentido de que os aspectos relacionados à web, currículo, formação inicial e continuada de professores, dentre outros, influenciam na prática pedagógica dos professores pesquisados e permitem vislumbrar outras perspectivas na discussão dessa temática.

Ler mais

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A APROPRIAÇÃO DO WEB CURRÍCULO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO O “X” DA QUESTÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.40520271015

  • Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Web Currículo.

  • Keywords: Mathematical Education. Digital Technologies. Web Curriculum.

  • Abstract:

    This study is part of a research that aims to investigate the conceptions of mathematics teachers from the final years of elementary and high school, from Montesclarense public schools, about the level of digital culture and the use of Digital Technologies (TD) intertwined in the school curriculum. The starting point consists of capturing, from teaching narratives, what are the practices and knowledge mobilized for the integration of these two aspects. The methodological procedures are based on bibliographic and empirical studies, through which we seek to identify the possible dialogues that teachers are able to establish with the use of technologies in the teaching and learning processes of Mathematics. The results of the research point out that the aspects related to the web, curriculum, initial and continuing teacher education, among others, influence the pedagogical practice of the surveyed teachers and allow to glimpse other perspectives in the discussion of this theme.

  • Número de páginas: 14

  • Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas
  • Edson Crisostomo dos Santos
Fale conosco Whatsapp