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capa do ebook A noção de credibilidade em A vida que ninguém vê de Eliane Brum:  uma interseção possível entre a Literatura e o Jornalismo

A noção de credibilidade em A vida que ninguém vê de Eliane Brum: uma interseção possível entre a Literatura e o Jornalismo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a noção de credibilidade no livro de crônicas A vida que ninguém vê (2006) de Eliane Brum, a partir dos apontamentos da teoria complexa da Epistemologia do Romance. O trabalho pretende evidenciar como a construção das narrativas é potencializada pelo gesto transgressor da autora de não se conformar com os limites do Jornalismo ao trabalhar uma estética textual mais próxima das técnicas literárias e transformar pessoas reais - não criadas na ficção - em potenciais personagens das suas próprias vidas. Ademais, por meio da narrativa a autora também elabora pensamentos sobre a existência para além das vivências privadas. Nesse sentido, a noção de credibilidade se firma na construção de um narrador filosófico e na reflexão crítica provocada pela amarração do texto, ambos pilares essenciais nos estudos estético-epistemológicos do romance.

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A noção de credibilidade em A vida que ninguém vê de Eliane Brum: uma interseção possível entre a Literatura e o Jornalismo

  • DOI: 10.22533/at.ed.89420261022

  • Palavras-chave: credibilidade, Epistemologia do Romance, Jornalismo, Literatura, conflitos humanos

  • Keywords: credibility, Epistemology of Romance, Journalism, Literature, human conflicts

  • Abstract:

    This article aims to reflect the notion of credibility in Eliane Brum's chronicles book: A vida que ninguém vê (2006), from notes sustained by the complex theory of the Epistemology of Romance. The work intends to show how the construction of the narratives is enhanced by the author's transgressive gesture of not conforming to the limits of Journalism by working a textual aesthetic that is closer to the literary techniques and transforming real people - not created in fiction - into potential characters of their own lives. Furthermore, through the narrative, the author also elaborates thoughts about existence beyond the private experiences. In this sense, the notion of credibility is established in the construction of a philosophical narrator and in the critical reflection caused by the text binding, both essential pillars in the aesthetic-epistemological studies of romance.

  • Número de páginas: 13

  • Nathália Coelho da Silva
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