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capa do ebook SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E BIOCOMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E BIOCOMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Os documentos que orientam as políticas públicas educacionais brasileiras recomendam a inclusão da educação ambiental em todas as esferas da educação. A inclusão dos temas transversais na sala de aula também é de suma importância no currículo escolar, onde devemos lembrar que o estudo do meio ambiente não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão devemos propiciar momentos de reflexões que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. Entre as questões atuais associadas à Ciência e Tecnologia, encontra-se a temática da sustentabilidade e o uso de biocombustíveis, onde pode ser abordada em diferentes enfoques, incluindo aspectos associados à problemática energética e ambiental. A utilização de combustíveis fósseis, mais utilizada atualmente, é responsável por alterações climáticas mundiais; seu consumo tem aumentado em função do aumento populacional o que fez com que suas reservas reduzissem consideravelmente, tornando ainda mais crucial a busca por alternativas para produção de energia. O objetivo deste artigo é identificar na literatura elementos que buscam sistematizar as discussões à temática ambiental e a produção de energia limpa dentro da área da educação, onde devem ser trabalhados para o processo de socialização dos conhecimentos científicos e uma mudança de perfil socioambiental das gerações futuras. Uma nova proposta, se bem trabalhada, pode ambicionar e construir algo diferente, trazendo novas interpretações no nexo entre educação e sustentabilidade.

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SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E BIOCOMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

  • DOI: 10.22533/at.ed.38220021024

  • Palavras-chave: Sustentabilidade. Bioenergia. Educação, Biologia

  • Keywords: Sustainability. Bioenergy. Education. Biology

  • Abstract:

    The documents that guide Brazilian educational public policies recommend the inclusion of environmental education in all spheres of education. The inclusion of transversal themes in the classroom is also of great importance in the school curriculum, where we must remember that the study of the environment is not limited to the physical and biological environment, but also are geared towards social, economic and cultural areas.  Through this vision we must provide moments of reflection that induce students to cultural enrichment, quality of life and concern for environmental balance. Among the current issues associated with Science and Technology is the issue of sustainability and the use of biofuels, where it can be approached in different approaches, including aspects related to energy and environmental issues. The use of fossil fuels, more currently used this days, is responsible for global climate change; its consumption has increased as a result of the population increase, which has caused its reserves to reduce considerably, making the search for alternatives to energy production even more crucial. The objective of this article is to identify in the literature elements that seek to systematize discussions on environmental issues and the production of clean energy within the area of ​​education, where they must be worked on for the process of socialization of scientific knowledge and a change in the social and environmental profile of future generations. A new proposal, if well worked, can go beyond and build something different, bringing new interpretations in the nexus between education and sustainability.

  • Número de páginas: 10

  • Ana Claudia de Oliveira Guizelini Merli
  • TAYRINE MAINKO HOBLOS POZZOBON
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