O MARKETING DE RELACIONAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO DE MARCA. COMPLEXIFICAÇÃO CONCEITUAL E NOVOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO RELATIONSHIP MARKETING AND BRAND MEANING DEVELOPMENT. CONCEPTUAL COMPLEXIFICATION AND NEW CONSUMER BEHAVIORS

O presente artigo busca fornecer subsídios à formação de modelo teórico de Marketing de Relacionamento para contexto brasileiro, levando em consideração as tendências de consumo e considerando este como processo subsidiário à construção de significado da marca. Á luz do comportamento do consumidor moderno e dos conceitos de modernidade líquida, apresenta proposta de novo desenho conceitual para programas de relacionamento.

O MARKETING DE RELACIONAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO DE MARCA. COMPLEXIFICAÇÃO CONCEITUAL E NOVOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO RELATIONSHIP MARKETING AND BRAND MEANING DEVELOPMENT. CONCEPTUAL COMPLEXIFICATION AND NEW CONSUMER BEHAVIORS

DOI: 10.22533/at.ed.74020161015

Palavras chave: Comunicação Integrada de Marketing; Marketing de Relacionamento; Tendência de Consumo; Comportamento do Consumidor; Modernidade Liquida.

Keywords: Marketing Integrated Communication; Relationship Marketing; Consumer Trends; Consumer Behavior; Liquid Modernity.

Abstract:

The following paper aims to provide baselines to build, in a Brazilian context, a theoretical relationship marketing model regarding consumer trends and considering its processes as subsidiary to the development of a brand meaning. Enlighted by modern consumer behavior and liquid modernity concepts, presenting a proposal for a new conceptual design for Relationship Marketing programs.

Autores

  • Fernando Augusto Carvalho Dineli da Costa
  • Guaracy Carlos da Silveira