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capa do ebook A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela

A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela

Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar como os diferentes narradores dos subcapítulos do romance Mayombe, intitulados “Eu, o narrador, sou...” – na sequência, o nome do narrador personagem – visam à persuasão do leitor a favor da guerra de independência angolana.  O romance Mayombe é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente, que pode ser considerado o narrador principal do enredo. Os subcapítulos “Eu, o narrador, sou...” inserem-se nos capítulos do romance comentando e, às vezes, esclarecendo sobre um acontecimento da narrativa. Cada um desses subcapítulos é narrado em primeira pessoa, por um narrador-personagem, que apresenta ao leitor o próprio ponto de vista acerca de uma ocorrência importante do enredo. Ao inserir vários narradores na obra, o narrador principal demonstra que a guerra de independência angolana foi formada por diferentes pontos de vista. Cada um desses narradores utiliza-se de significativas estratégias de persuasão para sustentar seu ponto de vista. Ao analisarmos, a partir dos estudos de Ingedore Koch, Vanda Maria Elias, Luiz Antônio Ferreira e Fábio Souza Trubilhano as estratégias de persuasão presentes nos subcapítulos “Eu, o narrador, sou...”, compreende-se com maior clareza que o ponto de vista sustentado por cada um dos narradores-personagem é construído de acordo com a etnia e o lugar social ocupado por aquele narrador. Dessa forma, depreende-se que o ponto de vista nunca é neutro, mas marcado pelos posicionamentos adotados por quem “olha”, no caso de Mayombe, o narrador em terceira pessoa e os narradores-personagem.    

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A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela

  • DOI: 10.22533/at.ed.4122025093

  • Palavras-chave: persuasão, narrador, Angola, guerra de libertação, romance.

  • Keywords: persuasion, narrator, Angola, war of liberation, romance.

  • Abstract:

    This research aims to show how the different narrators from the sub-chapters of the novel Mayombe, entitled “I, the narrator, am ...” - in the sequence, the name of the character narrator - aim at persuading the reader in favor of the war of Angolan independence. The Mayombe novel is narrated in third person, by an omniscient narrator, who can be considered the main narrator of the plot. The sub-chapters "I, the narrator, am ..." are inserted in the novel's chapters, commenting and, sometimes, clarifying an event in the narrative. Each of these sub-chapters is narrated in first person, by a character narrator, who presents the reader with his own point of view about an important occurrence of the plot. By inserting several narrators in the work, the main narrator demonstrates that the Angolan war of independence was formed by different points of view. Each of these narrators uses significant persuasion strategies to support their point of view. When we analyze, from the studies of Ingedore Koch, Vanda Maria Elias, Luiz Antônio Ferreira and Fábio Souza Trubilhano, the persuasion strategies present in the sub-chapters “I, the narrator, am ...”, it is understood with greater clarity than the point of view supported by each of the narrators-character is built according to the ethnicity and the social place occupied by that narrator. Thus, it appears that the point of view is never neutral, but marked by the positions adopted by those who “look”, in the case of Mayombe, the third person narrator and the character narrators.

  • Número de páginas: 9

  • Dayse Oliveira Barbosa
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