Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Ensino de Matemática: Sistema Numérico Egípcio por meio de um Cenário

Ensino de Matemática: Sistema Numérico Egípcio por meio de um Cenário

O presente trabalho relata a vivência dos discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática – UEPA (Campus – Moju), na disciplina História da Matemática. Onde procurou – se por meio da utilização de um cenário mostrar aos alunos o sistema de numeração egípcio, desta forma fez-se uso de uma metodologia alternativa baseada na evolução numérica ocorrida no antigo Egito mostrada através de cartazes e jornal dividida em duas etapas, sendo no primeiro momento mostrado o contexto histórico do povo egípcio detalhando sua necessidade de contar, mostrando assim a evolução de seu sistema de numeração. Já no segundo momento os alunos tinham a possibilidade de criar texto e imagens de acordo com que foi mostrado. Objetivando assim possibilitar ao alunado uma experiência com a História da Matemática por meio de evidencias revelada por egiptólogos. O público alvo foi uma turma de 6º ano b, da escola Lauro Sodré, localizada no município de Moju/PA. Diante das estratégias, serão mostrados os resultados, onde evidenciou a aceitação dos alunos pela metodologia e aprendizagem do conteúdo abordado. Sendo um relato de experiência qualitativo experimental com embasamento teórico nos seguintes autores Sautoy; Schmedt; pretto e Leivas (2016); Lima; Lima e Silva (2016); PCN (1998); Lima; Araújo e Daude (2017); Gasperi e Pacheco (????); Silva ( 2010); Minayo ( 2001); Gomes (2001); Santos; França e Santos (2007) promovendo uma discursão das ideias defendidas pelos autores.

Ler mais

Ensino de Matemática: Sistema Numérico Egípcio por meio de um Cenário

  • DOI: 10.22533/at.ed.40520271023

  • Palavras-chave: Egito; Sistema Numérico; Metodologia; Cenário com Cartazes; Jornais

  • Keywords: Egipt; Numerical Sistem; Methodology; Scenery with Posters; Newspapers

  • Abstract:

    The e present work reports the experience of the students of the Full Degree Course in Mathematics - UEPA (Campus - Moju), in the discipline History of Mathematics. Where it was sought through the use of a scenario to show students the Egyptian numbering system, in this way an alternative methodology based on the numerical evolution occurred in ancient Egypt was shown through posters and a newspaper divided in two stages, being in the first moment, the historical context of the Egyptian people was shown, detailing their need to count, thus showing the evolution of their numbering system. In the second moment, students had the possibility to create text and images according to what was shown. Thus aiming to enable students to experience the History of Mathematics through evidence revealed by Egyptologists. The target audience was a class of 6th grade b, from the Lauro Sodré school, located in the municipality of Moju / PA. In view of the strategies, the results will be shown, showing the students' acceptance of the methodology and learning of the content covered. Being a report of qualitative experimental experience with theoretical basis in the following authors Sautoy; Schmedt; pretto and Leivas (2016); Lime; Lima and Silva (2016); PCN (1998); Lime; Araújo and Daude (2017); Gasperi and Pacheco (????); Silva (2010); Minayo (2001); Gomes (2001); Santos; França and Santos (2007) promoting a discussion of the ideas defended by the authors.

  • Número de páginas: 14

  • Bruno sebastião Rodrigues da costa
  • Eusom Passos Lima
  • Izaias Silva Rodrigues
  • Karoline de Sarges Fonseca
  • Larisse Lorrane Monteiro Moraes
  • Maiky Bailão Sardinha
  • Marcos Vinicius Silva Alves
  • Otavio Junior Reis de Moraes
  • Pedro Augusto Lopes Rosa
  • Rosana Pinheiro Tavares
  • Sebastião Erik Pinheiro e Pinheiro
  • jeizi ferreira santos
Fale conosco Whatsapp